Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Raphael Secchin de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caprini, Aldieris Braz Amorin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T17:27:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T17:27:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de física e a Lei 10.639/03 possibilidade da educação para a diversidade étnico-racial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703620 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Lei 10.639/03 traz a obrigatoriedade de inclusão do tema diversidade étnico-racial ao currículo da educação básica (ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). Assim, em 2004, ocorreu a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, no intuito de balizar as orientações, desenvolver ações e fazer cumprir a legislação. As DCN, entre as suas diretrizes, demonstram como a educação brasileira deve conduzir a inserção da história e a cultura afro-brasileiras no âmbito de todo o currículo escolar, levando em conta que todas as disciplinas devem pensar no seu desenvolvimento. Ao longo desta pesquisa, foi possível perceber que o ensino de física não tem conseguido desenvolver e nem se tem a preocupação com a aplicação da ERER, para aprimorar o conhecimento físico. Considerando esse pano de fundo, procedeu-se à elaboração de um livreto que possibilita ao professor de Física essa inserção. A aplicação desse material ocorreu em turmas de ensino médio, cujos resultados mostraram ser a ERER capaz de construir o conhecimento físico. Para essa aplicação, optou-se tanto pelo estudo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que aborda o diálogo da ciência com a sociedade, do ensino de física com as ERER, quanto pela teoria dos três momentos pedagógicos como ferramenta de inserção. Concluímos ser possível cumprir a legislação e o ensino de física ser, sim, uma ferramenta de transformação social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,75 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física - Educação étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de física e a Lei 10.639/03: possibilidade da educação para a diversidade étnico-racial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons