O ensino de física e a Lei 10.639/03: possibilidade da educação para a diversidade étnico-racial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Raphael Secchin de-
Autor(es): dc.contributor.authorCaprini, Aldieris Braz Amorin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T17:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T17:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de física e a Lei 10.639/03 possibilidade da educação para a diversidade étnico-racialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703620-
Resumo: dc.description.abstractA Lei 10.639/03 traz a obrigatoriedade de inclusão do tema diversidade étnico-racial ao currículo da educação básica (ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). Assim, em 2004, ocorreu a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, no intuito de balizar as orientações, desenvolver ações e fazer cumprir a legislação. As DCN, entre as suas diretrizes, demonstram como a educação brasileira deve conduzir a inserção da história e a cultura afro-brasileiras no âmbito de todo o currículo escolar, levando em conta que todas as disciplinas devem pensar no seu desenvolvimento. Ao longo desta pesquisa, foi possível perceber que o ensino de física não tem conseguido desenvolver e nem se tem a preocupação com a aplicação da ERER, para aprimorar o conhecimento físico. Considerando esse pano de fundo, procedeu-se à elaboração de um livreto que possibilita ao professor de Física essa inserção. A aplicação desse material ocorreu em turmas de ensino médio, cujos resultados mostraram ser a ERER capaz de construir o conhecimento físico. Para essa aplicação, optou-se tanto pelo estudo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que aborda o diálogo da ciência com a sociedade, do ensino de física com as ERER, quanto pela teoria dos três momentos pedagógicos como ferramenta de inserção. Concluímos ser possível cumprir a legislação e o ensino de física ser, sim, uma ferramenta de transformação social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,75 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física - Educação étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFísicapt_BR
Título: dc.titleO ensino de física e a Lei 10.639/03: possibilidade da educação para a diversidade étnico-racialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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