Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, THIAGO NANETES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LAMAS, RITA DE CÁSSIA PAVAN | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T14:43:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T14:43:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703592 | - |
Resumo: dc.description.abstract | In the Mathematics project of the Institute of Biosciences, Letters and Exact Sciences of São José do Rio Preto, together with the Unesp Teaching Nucleus Program, one of the objectives is the full participation of undergraduates in the daily life of a state school in the interior of the State of São Paulo, providing them with opportunities to experience teaching practices that overcome the problems of teaching and learning mathematics. In this work, a research was carried out on mathematical games to work with the object of knowledge, integers, and an experience was presented that exemplifies the teaching practice with an original mathematical game, named Sudotix in the seventh years. The board game was inspired by three other games: Sudoku, Matix and Magic Square. The theme of the game allowed us to work with objects of knowledge: ordering integers, notion of a Cartesian plane, addition and subtraction operations on the set of integers. The game was applied in the problem solving approach and adapted for remote teaching, due to the Covid-19 pandemic. The teacher (scholarship holder) acted as a mediator in the teaching and learning process, differently from the role of the teacher in traditional mathematics teaching. Students were encouraged to develop arithmetic thinking. They effectively participated in the classes, were motivated to do the operations and proposed different strategies in order to achieve the objective of the game. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | MATHEMATICAL | pt_BR |
Título: dc.title | SUDOTIX GAME: A SIGNIFICANT PROPOSAL FOR EXERCISES WITH INTEGER OPERATIONS (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SUDOTIX.pdf | 220.98 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703592/1/SUDOTIX.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: