
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | TELES, MAIRLA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T14:34:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T14:34:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703590 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | School inclusion is a delicate and complex process of high importance for a society that needs to develop coexistence strategies that consider the wonderful diversity of its citizens. The inclusive policy, currently, is based on the action of the Libras interpreter, as most teachers are not qualified to welcome this clientele. The research that originated this article sought to identify the difficulties of inclusion of the deaf student in the Vocational Technical Education of the Federal Institute of Piauí - IFPI from the analysis of the social representations of servers and students on the subject. Forty-five (45) questionnaires were applied to identify social representations regarding the inclusion of deaf students on campus, generating 72 (seventy-two) evocations. The analysis was based on the theory of the Collective Subject Discourse and used DSCsoft2.0 (Tolteca). Inclusion is linked to equality - it was the strongest evocation. Listeners and non-hearers are in fragile territory in the construction of an effective communication process, and the Libras interpreter is the interface between these two worlds, with an urgent need to improve their working conditions, considering programs for the prevention of occupational diseases and expansion of the framework of these professionals. For teachers, Inclusion needs to be linked to a “dignified education” that creates opportunities for the development and autonomy of students, and that gives them the opportunity to enter the job market. This requires serious planning, adequate training and investments in improving educational instruments and environments. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCATION | pt_BR |
| Título: dc.title | THE CHALLENGES OF “INCLUSIVE EDUCATION” IN PROFESSIONAL TECHNICAL EDUCATION (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| THE CHALLENGES.pdf | 181,31 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703590/1/THE CHALLENGES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: