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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Leandro Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, Selma dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T14:24:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T14:24:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Leandro Mendes Lopes_POR QUE O PORCO VIROU COFRE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703589 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Hands-on-Tec é uma estratégia que pode apoiar os profissionais da educação no processo de ensino e de aprendizagem e trata-se de uma adaptação da Técnica Hands-on (CHEVALÉRIAS, 2002) em conjunto com a Teoria de Resolução de Problemas utilizando as Tecnologias Móveis (SANTOS ROSA; ROSA; SOUZA, 2013). Consiste numa estratégia pedagógica com o objetivo de contribuir com as práticas de ensino e aprendizagem mediada por laptops educacionais, smartphones e demais tecnologias digitais móveis aplicadas inicialmente ao ensino das Ciências Naturais e Matemáticas. Entretanto, não se limitando a essas áreas podendo ser ampliada a adaptada para outras disciplinas de forma a melhorar a prática educativa, mas levando em consideração todas as variáveis do contexto inserida. proposta é fazer com que o aluno tenha a possibilidade e oportunidade de observar, manipular, registrar e refletir sobre determinados fenômenos desenvolvendo competências que compreendam: a observação, a investigação, o registro e a discussão. O aluno ainda, constrói de forma autônoma, competências de linguagem (tanto orais, quanto escritas) ao mesmo tempo de elabora o seu raciocínio. (ROSA; SILVA, 2012)A Hands-on-Tec tem como foco principal a aprendizagem do conteúdo programático juntamente com o desenvolvimento da cultura digital, a equidade social em relação às novas exigências promovidas pela era digital, a ampliação do campo de conhecimento no tempo e no espaço de aprendizagem, construindo múltiplas formas de comunicação entre os alunos e os profissionais de educação e explorando ainda a possibilidade da aprendizagem de forma coletiva e colaborativa.A técnica supracitada consiste em desenvolver competências que compreendem: a observação, a investigação, o registro e a discussão. Por meio dela, durante a realização do trabalho científico, o aluno constrói progressivamente competências de linguagens, tanto orais como escritas, ao mesmo tempo em que elabora o seu raciocínio. Assim, o professor poderá estimular os alunos na sala de aula a discutirem em grupos, ações que poderão solucionar um determinado problema.Segundo Santos Rosa et. al. (2013) uma atividade Hands-on-Tec, envolve a seguintes etapas: Apresentação, Problematização, Levantamento de Hipótese e Experimentação. Primeiramente, descreve-se o problema a ser solucionado na lousa, ou projeta-se com um Datashow, e apresenta-se os materiais a ser utilizado para resolver o problema. Despois os alunos se reúnem em pequenos grupos para discutir sobre as maneiras possíveis para solucionar o problema e registram as ideias em um tablet, computador ou smartphone. A última etapa, subdivide-se em mais duas partes: na primeira os alunos utilizam das tecnologias digitais com pesquisa em internet para compreender os conceitos relacionados a atividade e demais informações acerca daquilo que foi apresentado como problema e que puderam observar e experimentar na prática. Na segunda parte os alunos elaboram um relatório individual com todas as informações em cada etapa da atividade. O professor pode solicitar aos grupos que façam uma apresentação como forma de socializar diferentes formas de solução do problema. Nessa parte, sugere-se que se façam vídeos e registros fotográficos do procedimento para se chegar à solução. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,13MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TPACK | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hands-on-Tec | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores em serviço | pt_BR |
Título: dc.title | POR QUE O PORCO VIROU COFRE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA HANDS-ON-TEC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Leandro Mendes Lopes_POR QUE O PORCO VIROU COFRE.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703589/2/Leandro Mendes Lopes_POR QUE O PORCO VIROU COFRE.pdfDownload |
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