POR QUE O PORCO VIROU COFRE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA HANDS-ON-TEC

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Leandro Mendes-
Autor(es): dc.contributor.authorROSA, Selma dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T14:24:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T14:24:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-
identificador: dc.identifier.otherLeandro Mendes Lopes_POR QUE O PORCO VIROU COFREpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703589-
Resumo: dc.description.abstractA Hands-on-Tec é uma estratégia que pode apoiar os profissionais da educação no processo de ensino e de aprendizagem e trata-se de uma adaptação da Técnica Hands-on (CHEVALÉRIAS, 2002) em conjunto com a Teoria de Resolução de Problemas utilizando as Tecnologias Móveis (SANTOS ROSA; ROSA; SOUZA, 2013). Consiste numa estratégia pedagógica com o objetivo de contribuir com as práticas de ensino e aprendizagem mediada por laptops educacionais, smartphones e demais tecnologias digitais móveis aplicadas inicialmente ao ensino das Ciências Naturais e Matemáticas. Entretanto, não se limitando a essas áreas podendo ser ampliada a adaptada para outras disciplinas de forma a melhorar a prática educativa, mas levando em consideração todas as variáveis do contexto inserida. proposta é fazer com que o aluno tenha a possibilidade e oportunidade de observar, manipular, registrar e refletir sobre determinados fenômenos desenvolvendo competências que compreendam: a observação, a investigação, o registro e a discussão. O aluno ainda, constrói de forma autônoma, competências de linguagem (tanto orais, quanto escritas) ao mesmo tempo de elabora o seu raciocínio. (ROSA; SILVA, 2012)A Hands-on-Tec tem como foco principal a aprendizagem do conteúdo programático juntamente com o desenvolvimento da cultura digital, a equidade social em relação às novas exigências promovidas pela era digital, a ampliação do campo de conhecimento no tempo e no espaço de aprendizagem, construindo múltiplas formas de comunicação entre os alunos e os profissionais de educação e explorando ainda a possibilidade da aprendizagem de forma coletiva e colaborativa.A técnica supracitada consiste em desenvolver competências que compreendem: a observação, a investigação, o registro e a discussão. Por meio dela, durante a realização do trabalho científico, o aluno constrói progressivamente competências de linguagens, tanto orais como escritas, ao mesmo tempo em que elabora o seu raciocínio. Assim, o professor poderá estimular os alunos na sala de aula a discutirem em grupos, ações que poderão solucionar um determinado problema.Segundo Santos Rosa et. al. (2013) uma atividade Hands-on-Tec, envolve a seguintes etapas: Apresentação, Problematização, Levantamento de Hipótese e Experimentação. Primeiramente, descreve-se o problema a ser solucionado na lousa, ou projeta-se com um Datashow, e apresenta-se os materiais a ser utilizado para resolver o problema. Despois os alunos se reúnem em pequenos grupos para discutir sobre as maneiras possíveis para solucionar o problema e registram as ideias em um tablet, computador ou smartphone. A última etapa, subdivide-se em mais duas partes: na primeira os alunos utilizam das tecnologias digitais com pesquisa em internet para compreender os conceitos relacionados a atividade e demais informações acerca daquilo que foi apresentado como problema e que puderam observar e experimentar na prática. Na segunda parte os alunos elaboram um relatório individual com todas as informações em cada etapa da atividade. O professor pode solicitar aos grupos que façam uma apresentação como forma de socializar diferentes formas de solução do problema. Nessa parte, sugere-se que se façam vídeos e registros fotográficos do procedimento para se chegar à solução.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,13MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTPACKpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHands-on-Tecpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores em serviçopt_BR
Título: dc.titlePOR QUE O PORCO VIROU COFRE? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA HANDS-ON-TECpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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