
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Joyci Viegas de Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T14:06:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T14:06:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SEQUENCIA DIDÁTICA: ENSINAR DITADURA COM DEMOCRACIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703586 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de sequência didática caracteriza-se como uma proposta de ensino de história sobre a Ditadura Militar no Brasil. Tendo como eixo experiências democráticas nas escolas de ensino fundamental. Ao professor de história será disponibilizado um material que possui o objetivo de proporcionar aos estudantes vivências democráticas estimulando sua autonomia na construção do seu próprio conhecimento e agir no mundo presente. Vive-se atualmente o acirramento do debate nacional acerca de temas sensíveis relacionados à nossa memória. A consciência histórica torna-se, neste sentido, um importante referencial para o ensino de história, dentro da teoria da Didática da História. A partir desta perspectiva a presente pesquisa analisou o processo de execução de um projeto de extensão de formação de professores de história (PIBID): os personagens da Ditadura Militar em uma escola pública de Goiânia. Através de variados registros elaborados pelos estudantes, sejam desenhos, testemunhos transcritos ou gravados, relatos, cartazes políticos ou pequenos vídeos, verificou-se que muito permanece desse período no cotidiano juvenil, destacando o abuso da violência policial nas cidades contra a juventude e a problemática do acesso à informação. Esses registros também possibilitaram a análise da forma como o estudo de um tema histórico desse passado inconcluso influencia na formação da orientação histórica desses sujeitos no presente. A sequência didática “Ensinar Ditadura com Democracia” segue o eixo dessa pesquisa, e busca relacionar o que ainda permanece desse passado inconcluso no presente dos estudantes, sobretudo no cotidiano escolar. A reelaboração desse passado ditatorial se torna nesse contexto uma importante contribuição do professor de história a sociedade democrática. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2293 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | SEQUENCIA DIDÁTICA: ENSINAR DITADURA COM DEMOCRACIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENSINAR SOBRE DITADURA COM DEMOCRACIA.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703586/3/SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENSINAR SOBRE DITADURA COM DEMOCRACIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons