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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Joyci Viegas de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T14:06:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T14:06:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUENCIA DIDÁTICA: ENSINAR DITADURA COM DEMOCRACIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703586 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de sequência didática caracteriza-se como uma proposta de ensino de história sobre a Ditadura Militar no Brasil. Tendo como eixo experiências democráticas nas escolas de ensino fundamental. Ao professor de história será disponibilizado um material que possui o objetivo de proporcionar aos estudantes vivências democráticas estimulando sua autonomia na construção do seu próprio conhecimento e agir no mundo presente. Vive-se atualmente o acirramento do debate nacional acerca de temas sensíveis relacionados à nossa memória. A consciência histórica torna-se, neste sentido, um importante referencial para o ensino de história, dentro da teoria da Didática da História. A partir desta perspectiva a presente pesquisa analisou o processo de execução de um projeto de extensão de formação de professores de história (PIBID): os personagens da Ditadura Militar em uma escola pública de Goiânia. Através de variados registros elaborados pelos estudantes, sejam desenhos, testemunhos transcritos ou gravados, relatos, cartazes políticos ou pequenos vídeos, verificou-se que muito permanece desse período no cotidiano juvenil, destacando o abuso da violência policial nas cidades contra a juventude e a problemática do acesso à informação. Esses registros também possibilitaram a análise da forma como o estudo de um tema histórico desse passado inconcluso influencia na formação da orientação histórica desses sujeitos no presente. A sequência didática “Ensinar Ditadura com Democracia” segue o eixo dessa pesquisa, e busca relacionar o que ainda permanece desse passado inconcluso no presente dos estudantes, sobretudo no cotidiano escolar. A reelaboração desse passado ditatorial se torna nesse contexto uma importante contribuição do professor de história a sociedade democrática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2293 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUENCIA DIDÁTICA: ENSINAR DITADURA COM DEMOCRACIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENSINAR SOBRE DITADURA COM DEMOCRACIA.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703586/3/SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENSINAR SOBRE DITADURA COM DEMOCRACIA.pdfDownload |
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