SEQUENCIA DIDÁTICA: ENSINAR DITADURA COM DEMOCRACIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Joyci Viegas de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T14:06:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T14:06:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
identificador: dc.identifier.otherSEQUENCIA DIDÁTICA: ENSINAR DITADURA COM DEMOCRACIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703586-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de sequência didática caracteriza-se como uma proposta de ensino de história sobre a Ditadura Militar no Brasil. Tendo como eixo experiências democráticas nas escolas de ensino fundamental. Ao professor de história será disponibilizado um material que possui o objetivo de proporcionar aos estudantes vivências democráticas estimulando sua autonomia na construção do seu próprio conhecimento e agir no mundo presente. Vive-se atualmente o acirramento do debate nacional acerca de temas sensíveis relacionados à nossa memória. A consciência histórica torna-se, neste sentido, um importante referencial para o ensino de história, dentro da teoria da Didática da História. A partir desta perspectiva a presente pesquisa analisou o processo de execução de um projeto de extensão de formação de professores de história (PIBID): os personagens da Ditadura Militar em uma escola pública de Goiânia. Através de variados registros elaborados pelos estudantes, sejam desenhos, testemunhos transcritos ou gravados, relatos, cartazes políticos ou pequenos vídeos, verificou-se que muito permanece desse período no cotidiano juvenil, destacando o abuso da violência policial nas cidades contra a juventude e a problemática do acesso à informação. Esses registros também possibilitaram a análise da forma como o estudo de um tema histórico desse passado inconcluso influencia na formação da orientação histórica desses sujeitos no presente. A sequência didática “Ensinar Ditadura com Democracia” segue o eixo dessa pesquisa, e busca relacionar o que ainda permanece desse passado inconcluso no presente dos estudantes, sobretudo no cotidiano escolar. A reelaboração desse passado ditatorial se torna nesse contexto uma importante contribuição do professor de história a sociedade democrática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2293 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocraciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
Título: dc.titleSEQUENCIA DIDÁTICA: ENSINAR DITADURA COM DEMOCRACIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons