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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T12:40:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T12:40:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703563 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O e-book: “Pesquisas cientificas e o ensino de química” volume 2 é constituído por dezesseis capítulos de livros que propuseram avaliar: i) o processo de ensino-aprendizagem em química com o uso de metodologias de ensino ativas; ii) os desafios e processos de formação do futuro docente de química; iii) a importância da iniciação científica e projetos de extensão na formação dos discentes do curso de licenciatura em química; iv) monitoramento e qualidade de águas para fins potáveis ou não potáveis; v) química da atmosfera no centro da Amazônia e; vi) e a utilização de resíduos industriais como matéria-prima nos processos de produção. Os capítulos de 1 a 3 investigaram a influência do periodo de pandemia associada as questões socioeconômicas que afetam o processo de ensino-aprendizagem em química/bioquímica para alunos de escolas localizadas nos estados de Minas Gerais, Amazônia e Goiás. Já os capítulos de 4 a 6 avaliaram a influência da inserção de um tabuleiro no processo de aprendizagem sobre combustíveis fósseis; o ensino de modelos atômicos e os desafios do ensino remoto e; a utilização de lixo eletrônico como tema gerador do ensino de eletroquímica. Por outro lado, os capítulos de 7 a 11 investigaram o processo formativo de futuros professores de química a partir de oficinas de produção de produtos de limpeza artesanais possibilitando a interação do ensino-extensão no município de Marabá/PA; as propriedades fitoterápicas da planta Mururé foram utilizadas como tema de formação inicial de professores na Amazônia; os aspectos e a importância do estágio supervisionado para o início do exercício da docência em química; a execução do projeto de Química Verde como primeiro contato de alunos ingressantes na UFRJ e; a iniciação cientifica como alternativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem de química para alunos da educação básica. Por fim, os capítulos de 12 a 15 investigaram uma alternativa para economizar o consumo de água potável no processo de produção de biodiesel; avaliação da qualidade da água presente em áreas de proteção permanente; processo de eutrofização de recursos hídricos no estado do Pará; avaliação da qualidade do ar na região amazônica e; a reutilização de resíduos industriais como matéria-prima nos processos de produção que garantam maior sustentabilidade. Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO | pt_BR |
Título: dc.title | Pesquisas científicas e o ensino de química 2 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Pesquisas científicas e o ensino de química 2.pdf | 6.9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703563/1/Pesquisas científicas e o ensino de química 2.pdfDownload |
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