Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARMO, VITOR MARTINS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARIM, VLADEMIR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T12:06:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T12:06:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto - Vítor Martins do Carmo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703558 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Vamos juntos discutir e refletir sobre a formação docente, pautada na importância de compreender o processo da divisão na educação básica do 1º ao 5º ano. Para tanto, elaboramos oficinas pedagógicas que consolidam este produto educacional, oriundo dos estudos da dissertação intitulada “Formação docente: contribuições acerca do conceito de divisão na perspectiva da aprendizagem significativa”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Assim, a ideia central deste material é propor um roteiro de formação para os professores, por meio de oficinas pedagógicas, apresentando-lhes uma possibilidade de se (auto)formarem para o ensino da divisão, complementando os conhecimentos obtidos ao longo de sua formação inicial e continuada. Com tal propósito, esse material foi fundamentado na Aprendizagem Significativa de Ausubel (2000) e nos Saberes Docentes de Shulman (1986), Gauthier (1998) e Tardif (2002). Logo, essas oficinas podem ajudá-lo em suas aulas, direcionando-o para uma perspectiva de como desenvolver as habilidades e as competências necessárias para ensinar divisão, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, bem como estruturar a proposta de construção do processo da divisão com a utilização de materiais manipulativos, fazendo uso de procedimentos de cálculo amparados na estimativa e no cálculo mental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.503 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | divisão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | autoformação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia comparada | pt_BR |
Título: dc.title | Oficinas Pedagógicas: Ensino da Divisão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Vítor Martins do Carmo.pdf | 3.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703558/2/Produto - Vítor Martins do Carmo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons