Oficinas Pedagógicas: Ensino da Divisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARMO, VITOR MARTINS-
Autor(es): dc.contributor.authorMARIM, VLADEMIR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T12:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T12:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto - Vítor Martins do Carmopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703558-
Resumo: dc.description.abstractVamos juntos discutir e refletir sobre a formação docente, pautada na importância de compreender o processo da divisão na educação básica do 1º ao 5º ano. Para tanto, elaboramos oficinas pedagógicas que consolidam este produto educacional, oriundo dos estudos da dissertação intitulada “Formação docente: contribuições acerca do conceito de divisão na perspectiva da aprendizagem significativa”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Assim, a ideia central deste material é propor um roteiro de formação para os professores, por meio de oficinas pedagógicas, apresentando-lhes uma possibilidade de se (auto)formarem para o ensino da divisão, complementando os conhecimentos obtidos ao longo de sua formação inicial e continuada. Com tal propósito, esse material foi fundamentado na Aprendizagem Significativa de Ausubel (2000) e nos Saberes Docentes de Shulman (1986), Gauthier (1998) e Tardif (2002). Logo, essas oficinas podem ajudá-lo em suas aulas, direcionando-o para uma perspectiva de como desenvolver as habilidades e as competências necessárias para ensinar divisão, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, bem como estruturar a proposta de construção do processo da divisão com a utilização de materiais manipulativos, fazendo uso de procedimentos de cálculo amparados na estimativa e no cálculo mental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.503 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdivisãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectautoformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia comparadapt_BR
Título: dc.titleOficinas Pedagógicas: Ensino da Divisãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons