O estudo da história da ciência no circuito cultural da praça da liberdade – BH-MG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorPavani, João Luiz-
Autor(es): dc.contributor.authordos Reis, Edna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T19:08:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T19:08:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherO estudo da história da ciência no circuito cultural da praça da liberdade – BH-MG-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703464-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo teve por finalidade demonstrar a aplicabilidade da aula de campo nos espaços não formais do Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG para o ensino da história da ciência. Os conhecimentos que a humanidade produziu, acumulou e difundiu ao longo do tempo fazem das ciências e dos recursos provenientes de seus feitos científicos a engrenagem que move os ciclos vitais, sociais, políticos e econômicos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com os alunos das três turmas de terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio “Irmã Dulce Lopes Ponte”, no total foram 39 alunos, cinco professores (Física, Matemática, História, Geografia e Arte) e duas coordenadoras (de pais e de turno). Os procedimentos ocorreram em três etapas: 1) pré-campo: visita aos espaços pelos professores; agendamento das visitas monitoradas; reservas em hotel e restaurante; fretamento de ônibus; planejamento dos professores; exibição e debate sobre os vídeos da série BBC Ciências: "O que há lá fora? Como chegamos até aqui? Do que o mundo é feito?"; reunião com os alunos para a apresentação do projeto; reunião de pais, recolhimento dos recursos; 2) campo: visita aos espaços que compõem o Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG, no período de 13 a 16 de agosto de 2015; 3) pós-campo: apresentação de seminários como os grupos de alunos relacionando os seus conhecimentos adquiridos na imersão cultural com os debates realizados no pré-campo sobre a série da BBC Ciência e o cotidiano das pessoas. Os principais resultados alcançados foram as superações das ideias preconcebidas: estudar os conhecimentos de forma fragmentada, os quais estão muito distantes da realidade em que se vive e favorecer autoconfiança nas turmas com seus potenciais. Como produto final do mestrado profissional, recorreu-se à elaboração de um guia para o ensino da história da ciência no Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG.-
Tamanho: dc.format.extent594 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - História-
Título: dc.titleO estudo da história da ciência no circuito cultural da praça da liberdade – BH-MG-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons