Uma proposta para vivenciar no ensino médio os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Rodrigo Rossi-
Autor(es): dc.contributor.authorBuffon, Luiz Otávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T19:04:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T19:04:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta para vivenciar no ensino médio os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703463-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação apresentada neste trabalho é o relato da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) voltada para o ensino dos conceitos iniciais sobre termodinâmica em uma escola particular de ensino médio. Na unidade de ensino foram abordados os conceitos de temperatura, sua relação com a sensação térmica, estrutura da matéria, calor, energia térmica e os processos de propagação de calor, enfatizando principalmente a análise conceitual do tema abordado. Nesta aplicação, a proposta foi explorar ao máximo essa área da física de forma a introduzi-la usando a estratégia de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), onde todos os passos são cuidadosamente pensados e definidos para que o aluno compreenda integralmente e com o mínimo de dificuldade o assunto. As aulas foram divididas e organizadas em sete encontros, apresentando as situações-problemas com grau crescente de dificuldade utilizando como tática central o ensino por investigação, com diversificadas metodologias, respeitando o ritmo compatível dos estudantes e proporcionando um ambiente de fomento a aprendizagem significativa. Os alunos foram divididos em pequenos grupos e após cada metodologia adotada ao longo da sequência os alunos discutiram o ocorrido, criando um modelo mental e respondendo um roteiro de atividades investigativas e neste momento coube ao professor ser apenas um mediador da situação proposta. Após todas as perguntas serem respondidas pelos grupos, o professor promoveu a desconstrução dos possíveis modelos não científicos dos estudantes, pois desta forma podemos criar um novo conceito ou melhorar um conhecimento já adquirido. Como bases teóricas são utilizadas a Teoria dos Campos conceituais de Vergnaud e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.-
Tamanho: dc.format.extent20,3 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Título: dc.titleUma proposta para vivenciar no ensino médio os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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