Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Rodrigo Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Buffon, Luiz Otávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-30T19:04:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-30T19:04:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta para vivenciar no ensino médio os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703463 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação apresentada neste trabalho é o relato da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) voltada para o ensino dos conceitos iniciais sobre termodinâmica em uma escola particular de ensino médio. Na unidade de ensino foram abordados os conceitos de temperatura, sua relação com a sensação térmica, estrutura da matéria, calor, energia térmica e os processos de propagação de calor, enfatizando principalmente a análise conceitual do tema abordado. Nesta aplicação, a proposta foi explorar ao máximo essa área da física de forma a introduzi-la usando a estratégia de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), onde todos os passos são cuidadosamente pensados e definidos para que o aluno compreenda integralmente e com o mínimo de dificuldade o assunto. As aulas foram divididas e organizadas em sete encontros, apresentando as situações-problemas com grau crescente de dificuldade utilizando como tática central o ensino por investigação, com diversificadas metodologias, respeitando o ritmo compatível dos estudantes e proporcionando um ambiente de fomento a aprendizagem significativa. Os alunos foram divididos em pequenos grupos e após cada metodologia adotada ao longo da sequência os alunos discutiram o ocorrido, criando um modelo mental e respondendo um roteiro de atividades investigativas e neste momento coube ao professor ser apenas um mediador da situação proposta. Após todas as perguntas serem respondidas pelos grupos, o professor promoveu a desconstrução dos possíveis modelos não científicos dos estudantes, pois desta forma podemos criar um novo conceito ou melhorar um conhecimento já adquirido. Como bases teóricas são utilizadas a Teoria dos Campos conceituais de Vergnaud e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 20,3 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica | - |
Título: dc.title | Uma proposta para vivenciar no ensino médio os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons