Uma sequência didática para cinemática escalar, usando experimento e simulação computacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorSchneider, Wanderson Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorSpalenza, Wesley-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T18:53:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T18:53:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para cinemática escalar, usando experimento e simulação computacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703460-
Resumo: dc.description.abstractNa atualidade, existem muitos distrativos para os alunos, sendo que escola e as aulas estão competindo com um mundo digital e virtual, que muda e evolui constantemente, de modo que a escola também deve acompanhar essas mudanças e fazer com que as aulas sejam também interessante e atrativas. Neste trabalho, propusemos um conjunto de ações, como uma sequência didática, aplicada a física, mais específico, o movimento retilíneo uniforme em cinemática escalar, que se utilizava de um ambiente digital como forma de interação, para o nosso caso a plataforma Moodle, contendo fóruns, simulados virtuais, simulações computacionais e por fim um experimentos de baixo custo em laboratório. Conseguimos fazer assim, a ligação entre a tecnologia e parte experimental, mostrando na prática o que os simuladores e as aulas ministradas estão em harmonia. O objetivo foi desenvolver um algoritmo que crie no aluno o hábito de estudar previamente e sistematicamente o conteúdo, de forma que ele tenha várias tarefas à fazer, como se fossem etapas a serem cumpridas, aproveitando assim o conhecimento prévio e a habilidades adquiridas. Após a apresentação do produto aos alunos da turma, foi aplicado um pré-teste para servir como parâmetro de seus conhecimentos prévios, em uma mesma turma, e após a aplicação do produto foi realizado um pós-teste a fim de verificar se houve a evolução na aquisição dos conceitos. Analisando os resultados, verificou-se um ganho conceitual nos fundamento da cinemática, dando indícios que o trabalho realizado contribuiu para o crescimento de seus conhecimentos.-
Tamanho: dc.format.extent2,09 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de recuperação da informação - Saúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectDengue - Serra (ES)-
Palavras-chave: dc.subjectGoogle-
Título: dc.titleUma sequência didática para cinemática escalar, usando experimento e simulação computacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons