Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schneider, Wanderson Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Spalenza, Wesley | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-30T18:53:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-30T18:53:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para cinemática escalar, usando experimento e simulação computacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703460 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na atualidade, existem muitos distrativos para os alunos, sendo que escola e as aulas estão competindo com um mundo digital e virtual, que muda e evolui constantemente, de modo que a escola também deve acompanhar essas mudanças e fazer com que as aulas sejam também interessante e atrativas. Neste trabalho, propusemos um conjunto de ações, como uma sequência didática, aplicada a física, mais específico, o movimento retilíneo uniforme em cinemática escalar, que se utilizava de um ambiente digital como forma de interação, para o nosso caso a plataforma Moodle, contendo fóruns, simulados virtuais, simulações computacionais e por fim um experimentos de baixo custo em laboratório. Conseguimos fazer assim, a ligação entre a tecnologia e parte experimental, mostrando na prática o que os simuladores e as aulas ministradas estão em harmonia. O objetivo foi desenvolver um algoritmo que crie no aluno o hábito de estudar previamente e sistematicamente o conteúdo, de forma que ele tenha várias tarefas à fazer, como se fossem etapas a serem cumpridas, aproveitando assim o conhecimento prévio e a habilidades adquiridas. Após a apresentação do produto aos alunos da turma, foi aplicado um pré-teste para servir como parâmetro de seus conhecimentos prévios, em uma mesma turma, e após a aplicação do produto foi realizado um pós-teste a fim de verificar se houve a evolução na aquisição dos conceitos. Analisando os resultados, verificou-se um ganho conceitual nos fundamento da cinemática, dando indícios que o trabalho realizado contribuiu para o crescimento de seus conhecimentos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,09 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação geográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de recuperação da informação - Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dengue - Serra (ES) | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Título: dc.title | Uma sequência didática para cinemática escalar, usando experimento e simulação computacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons