Impulso e quantidade de movimento: uma proposta de aprendizagem por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Natan de Aguiar-
Autor(es): dc.contributor.authorBolzan, Márcio de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T19:01:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T19:01:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherImpulso e quantidade de movimento: uma proposta de aprendizagem por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703447-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente muito têm se discutido e realizado pesquisas em ensino de Física que objetiva uma melhor aprendizagem de nossos discentes. É imponente a necessidade de romper com um paradigma apoiado em uma metodologia extremamente tradicional, baseada na premissa que a participação do aprendiz em seu processo de ensino aprendizagem é apenas de ouvinte e receptor de informação. A luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, mais precisamente nas contribuições de Marco Antônio Moreira foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com a utilização de diversas ferramentas e recursos educacionais com o objetivo de facilitar a ocorrência de uma aprendizagem significativa do tema: Quantidade de Movimento (Momento Linear), Impulso, e Colisões. Com a utilização de metodologias e ferramentas de ensino não tradicionais, procurou-se desenvolver aulas mais dinâmicas onde os alunos fossem o centro do seu processo de ensino aprendizagem. Deve-se ressaltar também que algumas atividades foram propostas com um caráter multissensorial, tendo em vista de atender alunos com eventuais deficiências sensoriais, o que também amplia as possibilidades do aprendiz, independente de suas condições sensoriais, alcançar uma aprendizagem mais significativa. A UEPS foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2015. A proposta teve boa aceitação por grande parte dos alunos, que demonstraram comprometimento e satisfação no desenvolvimento das atividades. A análise qualitativa das atividades realizadas ao longo da sequência demonstrou a apropriação gradualmente dos conceitos trabalhados. Sendo assim a proposta de aplicação dessa Unidade de Ensino se mostrou válida para a aprendizagem significativa dos conceitos de Impulso e Quantidade de Movimento.-
Tamanho: dc.format.extent678 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Título: dc.titleImpulso e quantidade de movimento: uma proposta de aprendizagem por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons