Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Natan de Aguiar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bolzan, Márcio de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-30T19:01:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-30T19:01:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Impulso e quantidade de movimento: uma proposta de aprendizagem por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703447 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente muito têm se discutido e realizado pesquisas em ensino de Física que objetiva uma melhor aprendizagem de nossos discentes. É imponente a necessidade de romper com um paradigma apoiado em uma metodologia extremamente tradicional, baseada na premissa que a participação do aprendiz em seu processo de ensino aprendizagem é apenas de ouvinte e receptor de informação. A luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, mais precisamente nas contribuições de Marco Antônio Moreira foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com a utilização de diversas ferramentas e recursos educacionais com o objetivo de facilitar a ocorrência de uma aprendizagem significativa do tema: Quantidade de Movimento (Momento Linear), Impulso, e Colisões. Com a utilização de metodologias e ferramentas de ensino não tradicionais, procurou-se desenvolver aulas mais dinâmicas onde os alunos fossem o centro do seu processo de ensino aprendizagem. Deve-se ressaltar também que algumas atividades foram propostas com um caráter multissensorial, tendo em vista de atender alunos com eventuais deficiências sensoriais, o que também amplia as possibilidades do aprendiz, independente de suas condições sensoriais, alcançar uma aprendizagem mais significativa. A UEPS foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2015. A proposta teve boa aceitação por grande parte dos alunos, que demonstraram comprometimento e satisfação no desenvolvimento das atividades. A análise qualitativa das atividades realizadas ao longo da sequência demonstrou a apropriação gradualmente dos conceitos trabalhados. Sendo assim a proposta de aplicação dessa Unidade de Ensino se mostrou válida para a aprendizagem significativa dos conceitos de Impulso e Quantidade de Movimento. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 678 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Título: dc.title | Impulso e quantidade de movimento: uma proposta de aprendizagem por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons