Física prática: uma proposta para a construção de um material didático com foco investigativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorJubini, Robson Fontan-
Autor(es): dc.contributor.authorDilem, Bernardo Brunoro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T18:26:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T18:26:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherFísica prática uma proposta para a construção de um material didático com foco investigativo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703438-
Resumo: dc.description.abstractSabemos que mudanças na metodologia é fundamental para a melhora do processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisto, o trabalho aqui proposto sugere ao professor uma mudança no que diz respeito às atividades laboratoriais, saindo de um método tradicional, conhecido como “receita de bolo”, para um método investigativo, onde o aluno passa a ter papel fundamental na elaboração, discussão e conclusão das atividades propostas. Com a utilização do método investigativo, pretendemos proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, tal como definida por Marco Antônio Moreira em interpretação aos trabalhos de David Ausubel, tornando-os mais participativos durante todo processo. A mudança de metodologia sugerida não é tão fácil, mas também não é impossível, e não é engessada, cabendo aos professores os ajustes que julgarem necessários. Como contribuição, o trabalho traz sugestões de relatórios, roteiros e questionários que poderão ser utilizados por outros professores na execução das práticas investigativas que executamos. Além dos roteiros, o trabalho apresenta os resultados obtidos nas aplicações destas práticas, mostrando que os alunos obtiveram um grande avanço com o processo desenvolvido. Por fim, apresentamos também os resultados de um questionário de opinião aplicado aos alunos, mostrando grande aceitação da nova metodologia por parte destes. Toda mudança requer desafios, deixamos aqui um modelo de atitudes que pode estreitar os laços entre os alunos, entre os alunos e os professores e, principalmente, entre os alunos e o conhecimento científico.-
Tamanho: dc.format.extent757 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física - Metodologias educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas investigativas-
Título: dc.titleFísica prática: uma proposta para a construção de um material didático com foco investigativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons