Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jubini, Robson Fontan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dilem, Bernardo Brunoro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-30T18:26:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-30T18:26:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Física prática uma proposta para a construção de um material didático com foco investigativo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703438 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sabemos que mudanças na metodologia é fundamental para a melhora do processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisto, o trabalho aqui proposto sugere ao professor uma mudança no que diz respeito às atividades laboratoriais, saindo de um método tradicional, conhecido como “receita de bolo”, para um método investigativo, onde o aluno passa a ter papel fundamental na elaboração, discussão e conclusão das atividades propostas. Com a utilização do método investigativo, pretendemos proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, tal como definida por Marco Antônio Moreira em interpretação aos trabalhos de David Ausubel, tornando-os mais participativos durante todo processo. A mudança de metodologia sugerida não é tão fácil, mas também não é impossível, e não é engessada, cabendo aos professores os ajustes que julgarem necessários. Como contribuição, o trabalho traz sugestões de relatórios, roteiros e questionários que poderão ser utilizados por outros professores na execução das práticas investigativas que executamos. Além dos roteiros, o trabalho apresenta os resultados obtidos nas aplicações destas práticas, mostrando que os alunos obtiveram um grande avanço com o processo desenvolvido. Por fim, apresentamos também os resultados de um questionário de opinião aplicado aos alunos, mostrando grande aceitação da nova metodologia por parte destes. Toda mudança requer desafios, deixamos aqui um modelo de atitudes que pode estreitar os laços entre os alunos, entre os alunos e os professores e, principalmente, entre os alunos e o conhecimento científico. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 757 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física - Metodologias educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas investigativas | - |
Título: dc.title | Física prática: uma proposta para a construção de um material didático com foco investigativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons