Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Patrick | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-30T18:07:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-30T18:07:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Carlos Patrick dos Reis Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo compreender a construção das representações através da análise das imagens no livro didático de História, percebendo a valorização do trabalho bem como dos trabalhadores do campo como tema da História e do Ensino. Utilizando a análise do livro didático e questionário como método para entender as problemáticas das ilustrações e suas perspectivas no ensino de História. A propósito, na investigação trabalhamos a coleção: Araribá Mais História - nas oficinas são os livros utilizados pelos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental na escola municipal Darcy Ribeiro II em Marabá–PA, no contexto da educação do campo. Identificando a presença ou ausência dos trabalhadores nos documentos visuais. Houve a catalogação das imagens no manual didático como ferramenta metodológica, instigando o senso crítico acerca das diversas representações: fotografia, pintura, retrato, charge, xilografia, litografia, litogravura e ilustração. Prioriza-se, também, o exercício da crítica acerca das ilustrações, pois cada uma tem o seu lugar na História e suas intencionalidades. São fontes relevantes para a escrita da História, principalmente pela História Cultural. Por isso, esse estudo torna-se indispensável para que os estudantes possam compreendê-las na sua dimensão histórica, artística e social através da representação que é o conceito fundamental dessa investigação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.010 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros Diátcios | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | pt_BR |
Título: dc.title | Livros didáticos, imagens dos trabalhadores e Ensino de História na Escola Municipal Darcy Ribeiro II (Marabá-PA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carlos Patrick dos Reis Silva UFT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2022 | 6,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703437/2/Carlos Patrick dos Reis Silva UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons