Livros didáticos, imagens dos trabalhadores e Ensino de História na Escola Municipal Darcy Ribeiro II (Marabá-PA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carlos Patrick-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T18:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T18:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-
identificador: dc.identifier.otherCarlos Patrick dos Reis Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703437-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo compreender a construção das representações através da análise das imagens no livro didático de História, percebendo a valorização do trabalho bem como dos trabalhadores do campo como tema da História e do Ensino. Utilizando a análise do livro didático e questionário como método para entender as problemáticas das ilustrações e suas perspectivas no ensino de História. A propósito, na investigação trabalhamos a coleção: Araribá Mais História - nas oficinas são os livros utilizados pelos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental na escola municipal Darcy Ribeiro II em Marabá–PA, no contexto da educação do campo. Identificando a presença ou ausência dos trabalhadores nos documentos visuais. Houve a catalogação das imagens no manual didático como ferramenta metodológica, instigando o senso crítico acerca das diversas representações: fotografia, pintura, retrato, charge, xilografia, litografia, litogravura e ilustração. Prioriza-se, também, o exercício da crítica acerca das ilustrações, pois cada uma tem o seu lugar na História e suas intencionalidades. São fontes relevantes para a escrita da História, principalmente pela História Cultural. Por isso, esse estudo torna-se indispensável para que os estudantes possam compreendê-las na sua dimensão histórica, artística e social através da representação que é o conceito fundamental dessa investigação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.010 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros Diátciospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçãopt_BR
Título: dc.titleLivros didáticos, imagens dos trabalhadores e Ensino de História na Escola Municipal Darcy Ribeiro II (Marabá-PA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Carlos Patrick dos Reis Silva UFT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 20226,01 MBAdobe PDF/bitstream/capes/703437/2/Carlos Patrick dos Reis Silva UFT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons