Fora da caixa da montagem: jogos de quebra-cabeças para estimulação da flexibilidade cognitiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCINCOTO, Bianca Vitti-
Autor(es): dc.contributor.authorLEPRE, Rita Melissa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T13:15:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T13:15:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-09-
identificador: dc.identifier.otherFlexibilidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703397-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional denominada “Flexibilidade cognitiva em crianças do Ensino Fundamental: os desafios de quebra- cabeças como instrumentos de intervenção”. Ele apresenta brevemente uma exposição do que seriam as funções executivas, principalmente a flexibilidade cognitiva, reflexões acerca da importância de se desenvolver essas habilidades no contexto de sala de aulas da Educação Básica e dos momentos lúdicos nos ciclos educacionais mais elevados, sugestões de atividades (podendo ser de caráter pedagógico ou não) envolvendo quebra- cabeças para estimular a flexibilidade cognitiva e diversas fichas explicativas que apresentam a classificação de cada jogo, seus objetivos, como utiliza-los e como criar seu próprio quebra-cabeças de forma alternativa quando possível. Assim, tem como objetivo geral nortear atividades que possam estimular a flexibilidade cognitiva em crianças da Educação Básica, e com objetivos específicos: possibilitar que o leitor construa seus próprios jogos e desafios de forma alternativa; sugerir práticas pedagógicas e atividades com esses jogos que estimulem e desenvolvam as funções executivas e, principalmente, a flexibilidade cognitiva. Esse produto foi utilizado durante as intervenções de coleta de dados da pesquisa citada e suas fichas foram testadas por dez participantes de aproximadamente dez anos, do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior do estado de São Paulo, como auxiliares das oficinas interventivas com quebra-cabeças, as quais, tiveram resultados positivos. Logo, espera-se alcançar um grande número de pessoas com esse produto, sejam elas, professores da Educação Básica, estudantes ou todos os indivíduos que se interessarem, de alguma forma pelo assunto. Acredita-se que ele seja de grande importância e eficiência para nortear as práticas envolvendo o desenvolvimento e estimulação da flexibilidade cognitiva de forma lúdica e pode ser utilizado por todas as faixas etárias, desde que cada leitor respeite a classificação indicada em cada jogo proposto no ebook.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilidade cogntivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunções executivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos de quebra-cabeçapt_BR
Título: dc.titleFora da caixa da montagem: jogos de quebra-cabeças para estimulação da flexibilidade cognitivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons