EDUCAÇÃO PERMANENTE EM TERAPIA INTENSIVA: DESAFIOS DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA PROFISSIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, RAFAELA TINOCO MACHADO DA-
Autor(es): dc.contributor.authorLOUREIRO, LUCRÉCIA HELENA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ILDA CECILIA MOREIRA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-28T19:48:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-28T19:48:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2020/rafaela-tinoco.pdf-
identificador: dc.identifier.otherrafaela-tinocopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703260-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho aborda o tema da educação permanente nas unidades de terapia intensiva e as metodologias didático - pedagógicas utilizadas. Neste sentido, discorre sobre o processo de aprendizagem eficaz, o ambiente da terapia intensiva e o enfermeiro educador frente a este cenário. Os objetivos são analisar o programa de educação permanente de três Unidades de Terapia Intensiva, identificar as estratégias didático - pedagógicas de que os profissionais se valem para ensinar na terapia intensiva; e sugerir aos enfermeiros de UTI estratégias para treinamento na terapia intensiva. Realizou-se um estudo do tipo qualitativo descritivo para identificar a sistemática e as características do fenômeno em questão, ou seja, as impressões dos sujeitos de pesquisa sobre as técnicas utilizadas na educação permanente na terapia intensiva e a percepção dos participantes em estudo, e exploratório para buscar maiores informações sobre o assunto. Os resultados da pesquisa foram a elaboração de três vídeos educativos para ensinar ao enfermeiro estratégias de ensino- aprendizado em Unidades de Terapia Intensiva. A discussão dos resultados mostrou que os treinamentos na terapia intensiva são baseados em rotinas institucionais e realizados em sua grande maioria durante o horário de trabalho. Portanto, espera-se que o produto possa auxiliar os enfermeiros nas capacitações durante a jornada de trabalho, gerando impacto na qualidade da assistência prestada e principalmente auxiliando para possível mudança de comportamento dos colaboradores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent100pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENFERMAGEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTERAPIA INTENSIVApt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PERMANENTE EM TERAPIA INTENSIVA: DESAFIOS DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA PROFISSIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSEMINÁRIO DE TEMAS EMERGENTESpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons