Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, RAFAELA TINOCO MACHADO DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOUREIRO, LUCRÉCIA HELENA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ILDA CECILIA MOREIRA DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-28T19:48:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-28T19:48:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2020/rafaela-tinoco.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | rafaela-tinoco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703260 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o tema da educação permanente nas unidades de terapia intensiva e as metodologias didático - pedagógicas utilizadas. Neste sentido, discorre sobre o processo de aprendizagem eficaz, o ambiente da terapia intensiva e o enfermeiro educador frente a este cenário. Os objetivos são analisar o programa de educação permanente de três Unidades de Terapia Intensiva, identificar as estratégias didático - pedagógicas de que os profissionais se valem para ensinar na terapia intensiva; e sugerir aos enfermeiros de UTI estratégias para treinamento na terapia intensiva. Realizou-se um estudo do tipo qualitativo descritivo para identificar a sistemática e as características do fenômeno em questão, ou seja, as impressões dos sujeitos de pesquisa sobre as técnicas utilizadas na educação permanente na terapia intensiva e a percepção dos participantes em estudo, e exploratório para buscar maiores informações sobre o assunto. Os resultados da pesquisa foram a elaboração de três vídeos educativos para ensinar ao enfermeiro estratégias de ensino- aprendizado em Unidades de Terapia Intensiva. A discussão dos resultados mostrou que os treinamentos na terapia intensiva são baseados em rotinas institucionais e realizados em sua grande maioria durante o horário de trabalho. Portanto, espera-se que o produto possa auxiliar os enfermeiros nas capacitações durante a jornada de trabalho, gerando impacto na qualidade da assistência prestada e principalmente auxiliando para possível mudança de comportamento dos colaboradores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 100 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENFERMAGEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TERAPIA INTENSIVA | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PERMANENTE EM TERAPIA INTENSIVA: DESAFIOS DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA PROFISSIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | SEMINÁRIO DE TEMAS EMERGENTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons