Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Silvia de Sousa Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-28T03:09:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-28T03:09:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino das Relações Étnico-Raciais e Educação Infantil Perspectivas Legais e Práticas Escolares | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703219 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino das relações étnico-raciais na Educação Infantil, conhecendo os fatores que limitam ou possibilitam o processo de implementação das Leis n.o 10.639/03 e n.o 11.645/08. Compreendendo a Educação Infantil como uma primeira etapa da Educação Básica, momento em que as identidades e os valores, na perspectiva do respeito às diversidades e do fortalecimento da identidade étnico-racial, podem ser incorporados. Assim, o trabalho busca compreender aspectos do ensino das relações étnico-raciais contemplados pelos Projetos Políticos Pedagógicos e nas práticas pedagógicas cotidianas das escolas pesquisadas, consoante as referidas leis e as suas diretrizes, na perspectiva de autores, como: Freire (2004); Gomes (2005, 2011, 2012); Cavalleiro (2006); Silva (2008); Bento (2011) e Munanga (2005). Como campo de pesquisa, selecionamos duas escolas municipais, a saber: a primeira, Centro Municipal de Educação Infantil pertencente à rede pública de ensino de Teixeira de Freitas-BA, e a segunda, uma escola de Educação Infantil que faz parte da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo-SP. Embora apresente alguns dados sociográficos, fazendo uso de percentuais, a maior parte da abordagem é feita a partir da pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, na perspectiva comparada. Com uso de instrumentos, como: observação direta, análises de documentos (projetos, sequências didáticas, rotinas e planejamentos de ensino) e entrevistas com questionários semiestruturados. Além dos dados levantados, estabeleceu-se um diálogo entre as duas instituições por meio de cartas pedagógicas, refletindo sobre a realidade do ensino de cada uma. Por conclusões, são pontuadas alternativas pedagógicas para um ensino das relações étnico-raciais nas duas escolas pesquisadas, assim como a importância da socialização das práticas escolares por meio de intercâmbios culturais como forma de socializar as experiências de cada uma das escolas e, assim, contribuir para o alcance de uma educação emancipatória e promotora da igualdade racial. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3765 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | . Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade na Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementação da Lei n.o 10.639/03 | - |
Título: dc.title | Ensino das Relações Étnico-Raciais e Educação Infantil: Perspectivas Legais e Práticas Escolares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons