Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano , Campus Ceres | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA SILVA, REGINA MÁRCIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NOLL, MATIAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-27T12:27:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-27T12:27:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ação de Extensão Xô Sedentarismo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ação de extensão Xô sedentarismo foi submetida e selecionado pelo Edital 06/2021 de 26 de maio de 2021 do IF Goiano Campus Ceres. O projeto se baseou em uma intervenção, de quatro semanas, em que os participantes recebiam folders informativos via aplicativo de mensagens. Os oito folders foram enviados via aplicativo de mensagens WhatsApp. As mensagens foram encaminhadas com um folder na segunda-feira e outro folder na quarta-feira, e na sexta-feira era realizado o reenvio dos dois folders. Os folders da primeira semana eram compostos por informações e conceitos relacionados à atividade física e sedentarismo, sugestões de atividade física do domínio tempo livre e dois passos para a redução do comportamento sedentário. Os folders da segunda semana eram compostos por conceitos e benefícios da atividade física, sugestões de atividades físicas do domínio deslocamento e dois passos para a redução do comportamento sedentário. Os folders da terceira semana eram compostos por benefícios e barreiras à prática de atividade física, sugestões de atividades físicas do domínio escola e dois passos para a redução do comportamento sedentário. Os folders da quarta semana eram compostos por benefícios e dimensões das barreiras à prática de atividade física, sugestões de atividades físicas do domínio tarefas domésticas e dois passos para a redução do comportamento sedentário. Aplicado nos meses de Agosto e Setembro de 2021, a estudantes das turmas de 1º e 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agropecuária, Informática e Meio Ambiente) do IF Goiano Campus Ceres, no estado de Goiás. Focado em informar sobre a importância da atividade física e reduzir o comportamento sedentário. O conteúdo da intervenção se baseou na estratégia elaborada pelo grupo On your feet britain (10 ways to sit less at work) (ON YOUR FEET BRITAIN, 2016); no estudo piloto realizado com estudantes universitários (SANTOS et al., 2021); e no Guia de Atividade Física para a População Brasileira, mais especificamente em seu Capítulo 3 destinado a crianças e jovens de 6 a 17 anos de idade (BRASIL, 2021). Utilizamos o conceito de material educativo, que é uma experiência facilitadora do aprendizado, que está dividido em três eixos: conceitual, pedagógico e comunicacional (KAPLÚN, 2003). Assim esse material além de fornecer informações deve também facilitar o desenvolvimento do aprendizado. Para o eixo conceitual, que é a etapa de se conhecer os conceitos e as discussões mais importantes sobre o assunto, foi realizada uma revisão de literatura e um estudo de caso. O eixo pedagógico é o ponto de partida e chegada até o público alvo, sendo assim é imprescindível conhecer as ideias prévias dos sujeitos sobre a temática a ser discutida para que se possa tornar o aprendizado significativo (KAPLÚN, 2003). O acesso a essas ideias prévias se deu mediante a aplicação de questionários e entrevistas realizadas no estudo de caso. Por fim o eixo comunicacional é a forma que se transmite a mensagem ao público alvo (KAPLÚN, 2003). Escolhemos usar então como meio de comunicação o aplicativo de mensagens WhatsApp e folders com linguagem simples e visual atraente. Visto que o WhatsApp é a plataforma mais utilizada (70%) pelos adolescentes entre 15 a 17 anos de idade (COMITÊ GESTOR DA INTERNET, 2019); e recente estudo apontou que a linguagem a ser utilizada em aplicativos destinados a adolescentes deve ser simples e ter visual atraente (FERREIRA; GOMES JÚNIOR, 2021). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Folder | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sedentarismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inatividade Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ação de Extensão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Folders | pt_BR |
Título: dc.title | Ação de Extensão - Xô Sedentarismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703165/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons