Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Amauri Marques dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oakes, Thiago Luiz A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T19:59:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T19:59:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rádio de galena e vídeos do youtube elementos motivadores para a aprendizagem de eletromagnetismo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho mostra como se deu o processo de criação e de verificação da funcionalidade de uma sequência didática com o objetivo de ensinar aos alunos do Ensino Médio os principais fenômenos físicos do Eletromagnetismo. A estrutura da sequência é apoiada em vídeos do YouTube e tem como pano de fundo o funcionamento de um rádio de galena, o qual é um circuito elétrico simples de recepção, decodificação e transformação do sinal de radiofrequência em som. Nesta proposta, os vídeos e as sínteses das aulas são entregues aos alunos no início das atividades, fazendo com que a lousa se torne um elemento para elucidar as questões de uma maneira dialogada entre os aprendizes e o professor. A sequência preparada tem uma avaliação diagnóstica; um conjunto de sete aulas para a diferenciação progressiva dos conteúdos escolares e uma avaliação final, para verificar a eficácia do processo ensino-aprendizagem. A elaboração deste trabalho é baseada nos conceitos de aprendizagem significativa, de David Ausubel e de transposição didática, de Yves Chevallard. O primeiro, fornece as bases cognitivistas do processo ensino-aprendizagem e, o segundo, analisa a transformação dos conteúdos científicos em materiais escolares. O trabalho foi aplicado em uma turma da primeira série do curso de Eletrotécnica, do Instituto Federal do Espírito Santo. Ao final da dissertação encontra-se a síntese dos resultados obtidos com a aplicação da sequência didática, mostrando os avanços alcançados pelos modelos explicativos dos alunos, assim como a aceitação da metodologia pelos educandos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,13 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletromagnetismo - Rádio de Galena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática - Sequência didática | - |
Título: dc.title | Rádio de galena e vídeos do youtube: elementos motivadores para a aprendizagem de eletromagnetismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons