Rádio de galena e vídeos do youtube: elementos motivadores para a aprendizagem de eletromagnetismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Amauri Marques dos-
Autor(es): dc.contributor.authorOakes, Thiago Luiz A.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T19:59:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T19:59:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherRádio de galena e vídeos do youtube elementos motivadores para a aprendizagem de eletromagnetismo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703162-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho mostra como se deu o processo de criação e de verificação da funcionalidade de uma sequência didática com o objetivo de ensinar aos alunos do Ensino Médio os principais fenômenos físicos do Eletromagnetismo. A estrutura da sequência é apoiada em vídeos do YouTube e tem como pano de fundo o funcionamento de um rádio de galena, o qual é um circuito elétrico simples de recepção, decodificação e transformação do sinal de radiofrequência em som. Nesta proposta, os vídeos e as sínteses das aulas são entregues aos alunos no início das atividades, fazendo com que a lousa se torne um elemento para elucidar as questões de uma maneira dialogada entre os aprendizes e o professor. A sequência preparada tem uma avaliação diagnóstica; um conjunto de sete aulas para a diferenciação progressiva dos conteúdos escolares e uma avaliação final, para verificar a eficácia do processo ensino-aprendizagem. A elaboração deste trabalho é baseada nos conceitos de aprendizagem significativa, de David Ausubel e de transposição didática, de Yves Chevallard. O primeiro, fornece as bases cognitivistas do processo ensino-aprendizagem e, o segundo, analisa a transformação dos conteúdos científicos em materiais escolares. O trabalho foi aplicado em uma turma da primeira série do curso de Eletrotécnica, do Instituto Federal do Espírito Santo. Ao final da dissertação encontra-se a síntese dos resultados obtidos com a aplicação da sequência didática, mostrando os avanços alcançados pelos modelos explicativos dos alunos, assim como a aceitação da metodologia pelos educandos.-
Tamanho: dc.format.extent2,13 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo - Rádio de Galena-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática - Sequência didática-
Título: dc.titleRádio de galena e vídeos do youtube: elementos motivadores para a aprendizagem de eletromagnetismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons