Ensino de atrito com abordagem de ensino interativo: uma proposta para ir além propostas puramente centradas no aluno ou no professor.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorStorch, Igor-
Autor(es): dc.contributor.authorFavre-Nicolin, Emmanuel Marcel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T19:43:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T19:43:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de atrito com abordagem de ensino interativo: uma proposta para ir além propostas puramente centradas no aluno ou no professor.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703160-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho relata a aplicação de uma proposta didática para o estudo do Atrito, baseado particularmente em situações reais envolvendo assuntos importantes, tal como segurança no trânsito, vividas no dia a dia do aluno. A proposta foi aplicada tomando como base a associação das seguintes ferramentas pedagógicas: a abordagem POE (Predizer, Observar e Explicar), o Peer Instruction, em alguns momentos, e a reprodução de experimentos de baixo custo, com uma abordagem comunicativa, principalmente, do tipo Interativo/dialógico. Também foi utilizado o software Plickers como instrumento de leitura de respostas, na aplicação de baterias de exercícios, que tinham como objetivo melhorar a capacidade de memória de longo prazo dos alunos, de acordo com a Teoria do Efeito do Teste. As atividades promovidas dentro deste trabalho foram norteadas por elementos da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e têm como objetivo central desenvolver o campo conceitual referente ao Atrito, abrangendo diversas situações. A aplicação foi pensada com o professor sendo o mediador do processo de ensino-aprendizagem para promover o desenvolvimento de conceitos como orienta Vygotsky. O produto foi aplicado no ano de 2017, com os alunos dos primeiros anos, A e B, do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria - Vitória, ES e mostra-se bastante satisfatório no que diz respeito à apropriação do campo conceitual do Atrito pelos alunos.-
Tamanho: dc.format.extent1,71 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectA física do Atrito-
Palavras-chave: dc.subjectReferencial teórico-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Título: dc.titleEnsino de atrito com abordagem de ensino interativo: uma proposta para ir além propostas puramente centradas no aluno ou no professor.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons