Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Storch, Igor | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Favre-Nicolin, Emmanuel Marcel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T19:43:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T19:43:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de atrito com abordagem de ensino interativo: uma proposta para ir além propostas puramente centradas no aluno ou no professor. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703160 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho relata a aplicação de uma proposta didática para o estudo do Atrito, baseado particularmente em situações reais envolvendo assuntos importantes, tal como segurança no trânsito, vividas no dia a dia do aluno. A proposta foi aplicada tomando como base a associação das seguintes ferramentas pedagógicas: a abordagem POE (Predizer, Observar e Explicar), o Peer Instruction, em alguns momentos, e a reprodução de experimentos de baixo custo, com uma abordagem comunicativa, principalmente, do tipo Interativo/dialógico. Também foi utilizado o software Plickers como instrumento de leitura de respostas, na aplicação de baterias de exercícios, que tinham como objetivo melhorar a capacidade de memória de longo prazo dos alunos, de acordo com a Teoria do Efeito do Teste. As atividades promovidas dentro deste trabalho foram norteadas por elementos da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e têm como objetivo central desenvolver o campo conceitual referente ao Atrito, abrangendo diversas situações. A aplicação foi pensada com o professor sendo o mediador do processo de ensino-aprendizagem para promover o desenvolvimento de conceitos como orienta Vygotsky. O produto foi aplicado no ano de 2017, com os alunos dos primeiros anos, A e B, do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria - Vitória, ES e mostra-se bastante satisfatório no que diz respeito à apropriação do campo conceitual do Atrito pelos alunos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,71 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | A física do Atrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referencial teórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Título: dc.title | Ensino de atrito com abordagem de ensino interativo: uma proposta para ir além propostas puramente centradas no aluno ou no professor. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons