Tecnologia de baixo custo como ferramenta alternativa para o ensino de mecânica no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira Neto, Aluisio Rabello de-
Autor(es): dc.contributor.authorPassos, Carlos Augusto Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T19:39:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T19:39:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherTecnologia de baixo custo como ferramenta alternativa para o ensino de mecânica no ensino médio-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703158-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda a utilização de dois módulos B7TC e uma Régua Tecnológica como ferramenta para auxiliar no ensino de mecânica para alunos de Ensino Médio. O nosso objetivo foi desenvolver materiais instrucionais de baixo custo para a realização de experimentos de Física relacionados à Cinemática e Dinâmica. Para tal finalidade, a nossa proposta foi utilizar placas Arduino UNO e NANO como a interface para aquisição de dados das grandezas físicas relacionada ao tema. A nossa justificativa pela utilização de microcontrolador Arduino se deve ao fato da facilidade de compra no mercado, custo baixo e a plataforma é baseada em software livre. O conjunto foi um recurso amparado na Teoria de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, cujo foco foi auxiliar no ensino-aprendizagem de conteúdos de Mecânica do Ensino Médio. O kit educacional é composto doze tutoriais com a metodologia “Predizer, Interagir e Explicar” (P.I.E.). A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola da rede estadual, na cidade de Vitória -ES, tendo, como sujeitos de pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Através desta proposta foi possível demonstrar para os alunos a diferença entre velocidade média e instantânea, construção de gráficos em tempo real, além de apresentar as diferenças entre MRU e MRUV e propriedades e origem da força de atrito no cotidiano dos discentes. Os resultados indicam que o uso dos Módulos B7TC e da Régua Tecnológica (kit educacional) contribuíram para o aprendizado e motivação dos alunos nas aulas de Física. Percebemos uma mudança de concepção na construção dos gráficos, uma facilidade no entendimento do conceito do MRUV, oportunizou aos alunos uma diferenciação progressiva no conceito de velocidade e força, favorecendo a associação de novos significados a estes conceitos.-
Tamanho: dc.format.extent7,07 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos de física - Baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física - Inovação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleTecnologia de baixo custo como ferramenta alternativa para o ensino de mecânica no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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