Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Jheder Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Belich Junior, Humberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T19:34:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T19:34:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703157 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É notório que a escola e a educação não acompanham o desenvolvimento tecnológico e a necessidade dos novos alunos do século XXI. Uma nova abordagem se faz necessária para retomarmos o interesse de parte dos alunos na disciplina e na própria escola. Este trabalho é a construção de uma sequência didática com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e fazê-los ativos no processo de ensino-aprendizagem. A prática pedagógica se apoia na metodologia ativa, o que permite aos alunos serem o centro no processo de ensino-aprendizagem e desenvolverem ainda mais sua capacidade perante os problemas a eles apresentados. Além disso, a teoria de Vigotski dá suporte ao trabalho. Os alunos ficam livres para aumentar sua zona de desenvolvimento proximal e construir o saber, em diálogo com seus pares. Aqueles com entendimento facilitado auxiliam os outros com maior dificuldade. A sequência, de 11 aulas, foi aplicada a 35 alunos da 1° série do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino, no final do segundo semestre, em que o tópico escolhido foi energia mecânica. A atividade foi iniciada com uma pesquisa sobre a matriz energética e qual a melhor energia para se utilizar nos dias atuais. Após a leitura de um trecho do livro didático o peerinstruction deu continuidade a atividade e em seguida utilizamos uma simulação para estudar os conceitos de conservação de energia. A revisão de literatura foi de trabalhos que utilizaram simulações no ensino de tópicos de Física. A grande aceitação das atividades propostas e os alunos passarem a ser ativos neste processo mostra a necessidade, urgência e importância da inserção de novas metodologias no ensino de Física como uma visão diferente, um novo caminho proposto para que se alcance os objetivos da educação. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 156 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física - Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Título: dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons