Uma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Jheder Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorBelich Junior, Humberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T19:34:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T19:34:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703157-
Resumo: dc.description.abstractÉ notório que a escola e a educação não acompanham o desenvolvimento tecnológico e a necessidade dos novos alunos do século XXI. Uma nova abordagem se faz necessária para retomarmos o interesse de parte dos alunos na disciplina e na própria escola. Este trabalho é a construção de uma sequência didática com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e fazê-los ativos no processo de ensino-aprendizagem. A prática pedagógica se apoia na metodologia ativa, o que permite aos alunos serem o centro no processo de ensino-aprendizagem e desenvolverem ainda mais sua capacidade perante os problemas a eles apresentados. Além disso, a teoria de Vigotski dá suporte ao trabalho. Os alunos ficam livres para aumentar sua zona de desenvolvimento proximal e construir o saber, em diálogo com seus pares. Aqueles com entendimento facilitado auxiliam os outros com maior dificuldade. A sequência, de 11 aulas, foi aplicada a 35 alunos da 1° série do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino, no final do segundo semestre, em que o tópico escolhido foi energia mecânica. A atividade foi iniciada com uma pesquisa sobre a matriz energética e qual a melhor energia para se utilizar nos dias atuais. Após a leitura de um trecho do livro didático o peerinstruction deu continuidade a atividade e em seguida utilizamos uma simulação para estudar os conceitos de conservação de energia. A revisão de literatura foi de trabalhos que utilizaram simulações no ensino de tópicos de Física. A grande aceitação das atividades propostas e os alunos passarem a ser ativos neste processo mostra a necessidade, urgência e importância da inserção de novas metodologias no ensino de Física como uma visão diferente, um novo caminho proposto para que se alcance os objetivos da educação.-
Tamanho: dc.format.extent156 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física - Metodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons