Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Diego Novaes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caprini, Aldieris Braz Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T18:37:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T18:37:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703154 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho que apresentamos trata da elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de física (acústica) utilizando os instrumentos musicais como tema e recurso central. Baseamos a dinâmica da sequência didática na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), e o ensino dialógico de Paulo Freire. Através dos instrumentos musicais buscamos evidenciar alguns conceitos da acústica, relacionando os fenômenos observados pelos alunos durante as atividades que propomos nesse produto com os modelos teóricos e conceitos da acústica. As atividades eram divididas em etapas como prevê a metodologia dos 3MP, onde inicialmente ocorre a problematização inicial do conteúdo, após é realizada a organização do conhecimento e posteriormente a aplicação desse conhecimento. Buscamos ao decorrer da aplicação coletar dados que indicassem se os instrumentos musicais estavam ou não presentes no cotidiano desses alunos, se a temática conseguiria ou não motivá-los a aprender mais sobre física, e também se as atividades contribuíram para a aprendizagem dos alunos. Para isso utilizamos questionários e analisamos os dados coletados nos roteiros das atividades propostas. Através das nossas análises de dados, concluímos que o produto educacional foi muito bem recepcionado por grande parte da turma na qual foi aplicado, e além de motivá-los a aprender mais sobre acústica, a dinâmica de aulas mais práticas e participativas agradou a grande maioria desses estudantes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,43 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física - Acústica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos musicais | - |
Título: dc.title | O ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons