O ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Diego Novaes-
Autor(es): dc.contributor.authorCaprini, Aldieris Braz Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T18:37:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T18:37:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703154-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho que apresentamos trata da elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de física (acústica) utilizando os instrumentos musicais como tema e recurso central. Baseamos a dinâmica da sequência didática na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), e o ensino dialógico de Paulo Freire. Através dos instrumentos musicais buscamos evidenciar alguns conceitos da acústica, relacionando os fenômenos observados pelos alunos durante as atividades que propomos nesse produto com os modelos teóricos e conceitos da acústica. As atividades eram divididas em etapas como prevê a metodologia dos 3MP, onde inicialmente ocorre a problematização inicial do conteúdo, após é realizada a organização do conhecimento e posteriormente a aplicação desse conhecimento. Buscamos ao decorrer da aplicação coletar dados que indicassem se os instrumentos musicais estavam ou não presentes no cotidiano desses alunos, se a temática conseguiria ou não motivá-los a aprender mais sobre física, e também se as atividades contribuíram para a aprendizagem dos alunos. Para isso utilizamos questionários e analisamos os dados coletados nos roteiros das atividades propostas. Através das nossas análises de dados, concluímos que o produto educacional foi muito bem recepcionado por grande parte da turma na qual foi aplicado, e além de motivá-los a aprender mais sobre acústica, a dinâmica de aulas mais práticas e participativas agradou a grande maioria desses estudantes.-
Tamanho: dc.format.extent1,43 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física - Acústica-
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumentos musicais-
Título: dc.titleO ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons