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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paganini, Erico Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bolzan, Márcio de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T18:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T18:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | A máquina: uma proposta de livro-jogo para o ensino de eletrodinâmica básica. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703153 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Gamificação tem sido usada em diversas áreas desde sua concepção, a área empresarial foi a primeira a se beneficiar dos potenciais dessa técnica. Na área educacional também tem-se aproveitado as qualidades dela para criar estruturas de aprendizagem. Considerando-se esse pano de fundo, os objetivos deste trabalho foram criar um livro-jogo baseado em Gamificação e na Teoria do Flow, aplicar tal ferramenta a uma turma de ensino médio e verificar seu potencial como instrumento motivador/didático no ensino de Eletrodinâmica básica. Para construção deste produto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a Gamificação e suas aplicações, tanto na área educacional quanto na empresarial. Tendo feito a pesquisa, foi elaborado uma tabela para auxiliar os docentes a gamificar uma atividade educacional e depois criou-se o livro-jogo no estilo role playing game (RPG) baseado no livro Cidadela do Caos. A aplicação foi realizada em uma turma de 3º ano de ensino médio federal e os resultados mostraram que o produto educacional criado tem grandes qualidades para motivar os alunos a estudar. Para avaliar a aceitação do produto foi aplicado à turma um questionário de opinião com perguntas abertas e fechadas. Conclui-se que o produto gamificado teve de aprovação da metade da turma de aplicação e que ela demonstrou ter adquirido aprendizado mediada pelo produto. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9,77 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | - |
Título: dc.title | A máquina: uma proposta de livro-jogo para o ensino de eletrodinâmica básica. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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