A máquina: uma proposta de livro-jogo para o ensino de eletrodinâmica básica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorPaganini, Erico Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorBolzan, Márcio de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T18:30:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T18:30:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherA máquina: uma proposta de livro-jogo para o ensino de eletrodinâmica básica.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703153-
Resumo: dc.description.abstractA Gamificação tem sido usada em diversas áreas desde sua concepção, a área empresarial foi a primeira a se beneficiar dos potenciais dessa técnica. Na área educacional também tem-se aproveitado as qualidades dela para criar estruturas de aprendizagem. Considerando-se esse pano de fundo, os objetivos deste trabalho foram criar um livro-jogo baseado em Gamificação e na Teoria do Flow, aplicar tal ferramenta a uma turma de ensino médio e verificar seu potencial como instrumento motivador/didático no ensino de Eletrodinâmica básica. Para construção deste produto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a Gamificação e suas aplicações, tanto na área educacional quanto na empresarial. Tendo feito a pesquisa, foi elaborado uma tabela para auxiliar os docentes a gamificar uma atividade educacional e depois criou-se o livro-jogo no estilo role playing game (RPG) baseado no livro Cidadela do Caos. A aplicação foi realizada em uma turma de 3º ano de ensino médio federal e os resultados mostraram que o produto educacional criado tem grandes qualidades para motivar os alunos a estudar. Para avaliar a aceitação do produto foi aplicado à turma um questionário de opinião com perguntas abertas e fechadas. Conclui-se que o produto gamificado teve de aprovação da metade da turma de aplicação e que ela demonstrou ter adquirido aprendizado mediada pelo produto.-
Tamanho: dc.format.extent9,77 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Gamificação-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Título: dc.titleA máquina: uma proposta de livro-jogo para o ensino de eletrodinâmica básica.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons