Uma proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, através do uso de vídeos, experimentos e uma visita na escola da ciência física de vitória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorCandido, Julio Cesar Carrico-
Autor(es): dc.contributor.authorBuffon, Luiz Otávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T18:25:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T18:25:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, através do uso de vídeos, experimentos e uma visita na escola da ciência física de vitória-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703152-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho foi desenvolvida uma proposta didática para o ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica. O desenvolvimento da proposta ocorreu, em sua maioria, em um espaço formal de ensino (sala de aula), e na Escola de Ciência Física, que é um espaço não formal. Esta proposta didática foi estruturada nos seguintes referenciais: A Interação Social de Vygotsky, a Dialogicidade de Paulo Freire, o Espaço Não Formal como potencializadores do ensino (Gohn), a utilização de vídeos como motivação (Moran) e a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov. O intuito desde o primeiro encontro foi realizar atividades e discussões em grupos a fim de promover um desenvolvimento cognitivo a partir de aulas dialógicas. Os 3MP são divididos da seguinte maneira: Problematização Inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. Para o momento da problematização inicial foram utilizados vídeos com o intuito de motivar os alunos a debater/questionar após a exibição. Uma importante contribuição deste trabalho reside na união entre o ensino em espaços formais e espaços não formais, onde houvera uma preparação anterior à visita. Os encontros seguintes em sala de aula foram construídos baseados no que foi visto no espaço não formal. De maneira geral, os resultados obtidos neste trabalho foram significativos, e através da análise da avaliação final conseguimos verificar que houve desenvolvimento conceitual. Ademais, o questionário de opinião destacou pontos positivos elencados pelos alunos. Dessa forma, o trabalho conseguiu atingir os objetivos que foram propostos.-
Tamanho: dc.format.extent1,21 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Eletromagnetismo - Efeitos da Corrente Elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos-
Título: dc.titleUma proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, através do uso de vídeos, experimentos e uma visita na escola da ciência física de vitória-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons