Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Candido, Julio Cesar Carrico | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Buffon, Luiz Otávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T18:25:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T18:25:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, através do uso de vídeos, experimentos e uma visita na escola da ciência física de vitória | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703152 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho foi desenvolvida uma proposta didática para o ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica. O desenvolvimento da proposta ocorreu, em sua maioria, em um espaço formal de ensino (sala de aula), e na Escola de Ciência Física, que é um espaço não formal. Esta proposta didática foi estruturada nos seguintes referenciais: A Interação Social de Vygotsky, a Dialogicidade de Paulo Freire, o Espaço Não Formal como potencializadores do ensino (Gohn), a utilização de vídeos como motivação (Moran) e a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov. O intuito desde o primeiro encontro foi realizar atividades e discussões em grupos a fim de promover um desenvolvimento cognitivo a partir de aulas dialógicas. Os 3MP são divididos da seguinte maneira: Problematização Inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. Para o momento da problematização inicial foram utilizados vídeos com o intuito de motivar os alunos a debater/questionar após a exibição. Uma importante contribuição deste trabalho reside na união entre o ensino em espaços formais e espaços não formais, onde houvera uma preparação anterior à visita. Os encontros seguintes em sala de aula foram construídos baseados no que foi visto no espaço não formal. De maneira geral, os resultados obtidos neste trabalho foram significativos, e através da análise da avaliação final conseguimos verificar que houve desenvolvimento conceitual. Ademais, o questionário de opinião destacou pontos positivos elencados pelos alunos. Dessa forma, o trabalho conseguiu atingir os objetivos que foram propostos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,21 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Eletromagnetismo - Efeitos da Corrente Elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | - |
Título: dc.title | Uma proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica, através do uso de vídeos, experimentos e uma visita na escola da ciência física de vitória | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons