Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cordeiro, Marilene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Marcelo Esteves de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brozeguini, Jardel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T18:17:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T18:17:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino por investigação: uma proposta para o ensino da força elástica para alunos do 1o ano do Ensino Médio | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703151 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação é o resultado de uma prática pedagógica da perspectiva investigativa, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018, em uma turma de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Maria de Novaes Pinheiro, com um total de 38 alunos, localizada no município de Viana, Espírito Santo (ES). A pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o ensino da força elástica no Ensino Médio. Trata-se de uma Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI), a qual une práticas de processos investigativos a ações que podem assumir natureza diversa. A abordagem utilizada é baseada no Ensino por Investigação (EI), por meio do qual construímos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), composta pelas etapas de demonstração investigativa, questões abertas, leitura de texto, cálculo da constante elástica da mola, laboratório aberto e avaliação. Os dados foram obtidos a partir dos questionários e de um diário de bordo construído pela pesquisadora para registrar o desenvolvimento dos alunos. Utilizamos esses dados para quantificar os níveis de aprendizagem dos educandos. Os resultados mostram que, ao se envolverem nas atividades da SEI, os estudantes desenvolveram o raciocínio, a argumentação e atitudes proativas, demonstrando a importância do EI no processo de construção do conhecimento. Com relação ao conteúdo força elástica, a análise dos questionários aponta um avanço conceitual dos alunos. No geral, a proposta baseada no Ensino por Investigação ajudou os alunos a se tornarem autônomos e ativos no processo de ensino-aprendizagem | - |
Tamanho: dc.format.extent | 419 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Força (mecânica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Título: dc.title | Ensino por investigação: uma proposta para o ensino da força elástica para alunos do 1o ano do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons