Ensino por investigação: uma proposta para o ensino da força elástica para alunos do 1o ano do Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorCordeiro, Marilene-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Marcelo Esteves de-
Autor(es): dc.contributor.authorBrozeguini, Jardel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T18:17:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T18:17:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEnsino por investigação: uma proposta para o ensino da força elástica para alunos do 1o ano do Ensino Médio-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703151-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação é o resultado de uma prática pedagógica da perspectiva investigativa, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018, em uma turma de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Maria de Novaes Pinheiro, com um total de 38 alunos, localizada no município de Viana, Espírito Santo (ES). A pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o ensino da força elástica no Ensino Médio. Trata-se de uma Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI), a qual une práticas de processos investigativos a ações que podem assumir natureza diversa. A abordagem utilizada é baseada no Ensino por Investigação (EI), por meio do qual construímos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), composta pelas etapas de demonstração investigativa, questões abertas, leitura de texto, cálculo da constante elástica da mola, laboratório aberto e avaliação. Os dados foram obtidos a partir dos questionários e de um diário de bordo construído pela pesquisadora para registrar o desenvolvimento dos alunos. Utilizamos esses dados para quantificar os níveis de aprendizagem dos educandos. Os resultados mostram que, ao se envolverem nas atividades da SEI, os estudantes desenvolveram o raciocínio, a argumentação e atitudes proativas, demonstrando a importância do EI no processo de construção do conhecimento. Com relação ao conteúdo força elástica, a análise dos questionários aponta um avanço conceitual dos alunos. No geral, a proposta baseada no Ensino por Investigação ajudou os alunos a se tornarem autônomos e ativos no processo de ensino-aprendizagem-
Tamanho: dc.format.extent419 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEstática-
Palavras-chave: dc.subjectForça (mecânica)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Título: dc.titleEnsino por investigação: uma proposta para o ensino da força elástica para alunos do 1o ano do Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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