Uma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Neto, Henrique Simões de-
Autor(es): dc.contributor.authorBuffon, Luiz Otávio-
Autor(es): dc.contributor.authorDeorce, Mariluza Sartori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T18:09:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T18:09:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703150-
Resumo: dc.description.abstractJá é bem conhecida a dificuldade que os alunos do ensino médio têm com a disciplina de Física e, portanto, o estudo dessa disciplina com mais qualidade no final do ensino fundamental pode vir a minimizar esse problema. Assim, esta dissertação teve como objetivo principal construir e avaliar a aplicação de uma proposta de ensino baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos em aulas de Ciências, referente à parte do conteúdo de Física, ministradas a alunos do nono ano do ensino fundamental. A proposta procurou utilizar o esporte futebol como tema para ensinar os conteúdos de Força e Movimento da Física. A pesquisa consistiu numa investigação qualitativa, apoiada em observações, questionários e entrevistas aplicados aos alunos. No início da pesquisa foi aplicado um questionário para investigar os conhecimentos prévios e ao final da aplicação da proposta esse questionário foi reaplicado e os resultados evidenciaram indícios de aprendizado por parte da turma. A proposta foi desenvolvida inspirada nos ideais freirianos de uma educação dialógica, valorizando os discursos e a evolução dos alunos ao longo do processo, no sentido de potencializar uma pedagogia crítica e problematizadora dos fenômenos físicos. Os resultados obtidos revelaram uma contribuição significativa para a formação conceitual do aluno egresso do ensino fundamental, além de favorecer o desenvolvimento de aspectos comportamentais e atitudinais.-
Tamanho: dc.format.extent2,11 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectForça e movimento (Física)-
Palavras-chave: dc.subjectFísica do futebol-
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectDialogicidade-
Título: dc.titleUma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons