Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda Neto, Henrique Simões de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Buffon, Luiz Otávio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Deorce, Mariluza Sartori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T18:09:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T18:09:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703150 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Já é bem conhecida a dificuldade que os alunos do ensino médio têm com a disciplina de Física e, portanto, o estudo dessa disciplina com mais qualidade no final do ensino fundamental pode vir a minimizar esse problema. Assim, esta dissertação teve como objetivo principal construir e avaliar a aplicação de uma proposta de ensino baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos em aulas de Ciências, referente à parte do conteúdo de Física, ministradas a alunos do nono ano do ensino fundamental. A proposta procurou utilizar o esporte futebol como tema para ensinar os conteúdos de Força e Movimento da Física. A pesquisa consistiu numa investigação qualitativa, apoiada em observações, questionários e entrevistas aplicados aos alunos. No início da pesquisa foi aplicado um questionário para investigar os conhecimentos prévios e ao final da aplicação da proposta esse questionário foi reaplicado e os resultados evidenciaram indícios de aprendizado por parte da turma. A proposta foi desenvolvida inspirada nos ideais freirianos de uma educação dialógica, valorizando os discursos e a evolução dos alunos ao longo do processo, no sentido de potencializar uma pedagogia crítica e problematizadora dos fenômenos físicos. Os resultados obtidos revelaram uma contribuição significativa para a formação conceitual do aluno egresso do ensino fundamental, além de favorecer o desenvolvimento de aspectos comportamentais e atitudinais. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,11 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Força e movimento (Física) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física do futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogicidade | - |
Título: dc.title | Uma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons