“O que existe no universo?” Os três momentos pedagógicos dentro de um contexto transdisciplinar sobre poluição luminosa.

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Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Igor Bellucio-
Autor(es): dc.contributor.authorBelich Junior, Humberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T18:01:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T18:01:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherO que existe no universo Os três momentos pedagógicos dentro de um contexto transdisciplinar sobre poluição luminosa.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703149-
Resumo: dc.description.abstractO que existe no Universo? Por que não se consegue mais enxergar o que existe no Universo a partir do nosso planeta? Esses são os pontos centrais desse trabalho que visou construir e aplicar um produto educacional para popularizar os objetos astronômicos a estudantes de ensino médio, despertando a curiosidade sobre o Universo e ao mesmo tempo produzindo o amadurecimento crítico frente aos problemas causados pelo homem, que no nosso contexto é a poluição luminosa. Como referencial teórico foi utilizado a criticidade de Paulo Freire, a interação social de Vygotsky, os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov (3MP) e a transdisciplinaridade, que forma teias concretas entre as várias áreas de conhecimento utilizadas no produto educacional elaborado para elucidação da complexibilidade do problema: Física, Astronomia, Geografia, História, Biologia, Arte, Sociologia, Economia e Direito. Nos 3MP, o conhecimento necessário foi ensinado para os estudantes a partir de três etapas: a problematização inicial (PI), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC). A problematização inicial é a fase em que o professor estimula os alunos com questionamentos, sem dar explicações, a fim de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes. Nesse trabalho, a PI foi centrada em questionamentos sobre “o que existe no Universo” e “por que não se consegue enxergar o que existe no Universo a partir do nosso planeta?”. Na organização do conhecimento, o professor prepara a base de conceitos a serem estudados que são necessários para o entendimento das questões levantadas na PI. Para esta etapa, uma apostila foi preparada com conteúdo sobre objetos astronômicos, e para que não ficasse em uma perspectiva ingênua, o material também contou com a história da energia elétrica e da poluição luminosa no Brasil e no mundo, e a lei sobre iluminação pública no Brasil e no município de Linhares-ES, mediada por um debate crítico envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Astronomia (CTS-Astro). A aplicação do conhecimento foi feita após trabalhar esses conceitos, onde os estudantes retornaram à problematização inicial e verificaram através de atividades os conceitos para explicar os fenômenos discutidos anteriormente, além de observá-los em aulas de campo. Ao final da aplicação do produto educacional, percebe-se ao analisar os dados coletados que há indícios de aprendizado sobre os elementos que compõem o Universo, assim como amadurecimento crítico dos estudantes.-
Tamanho: dc.format.extent2,80 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Astronomia-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos astronômicos-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição luminosa-
Título: dc.title“O que existe no universo?” Os três momentos pedagógicos dentro de um contexto transdisciplinar sobre poluição luminosa.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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