Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Igor Bellucio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Belich Junior, Humberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T18:01:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T18:01:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O que existe no universo Os três momentos pedagógicos dentro de um contexto transdisciplinar sobre poluição luminosa. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703149 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O que existe no Universo? Por que não se consegue mais enxergar o que existe no Universo a partir do nosso planeta? Esses são os pontos centrais desse trabalho que visou construir e aplicar um produto educacional para popularizar os objetos astronômicos a estudantes de ensino médio, despertando a curiosidade sobre o Universo e ao mesmo tempo produzindo o amadurecimento crítico frente aos problemas causados pelo homem, que no nosso contexto é a poluição luminosa. Como referencial teórico foi utilizado a criticidade de Paulo Freire, a interação social de Vygotsky, os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov (3MP) e a transdisciplinaridade, que forma teias concretas entre as várias áreas de conhecimento utilizadas no produto educacional elaborado para elucidação da complexibilidade do problema: Física, Astronomia, Geografia, História, Biologia, Arte, Sociologia, Economia e Direito. Nos 3MP, o conhecimento necessário foi ensinado para os estudantes a partir de três etapas: a problematização inicial (PI), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC). A problematização inicial é a fase em que o professor estimula os alunos com questionamentos, sem dar explicações, a fim de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes. Nesse trabalho, a PI foi centrada em questionamentos sobre “o que existe no Universo” e “por que não se consegue enxergar o que existe no Universo a partir do nosso planeta?”. Na organização do conhecimento, o professor prepara a base de conceitos a serem estudados que são necessários para o entendimento das questões levantadas na PI. Para esta etapa, uma apostila foi preparada com conteúdo sobre objetos astronômicos, e para que não ficasse em uma perspectiva ingênua, o material também contou com a história da energia elétrica e da poluição luminosa no Brasil e no mundo, e a lei sobre iluminação pública no Brasil e no município de Linhares-ES, mediada por um debate crítico envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Astronomia (CTS-Astro). A aplicação do conhecimento foi feita após trabalhar esses conceitos, onde os estudantes retornaram à problematização inicial e verificaram através de atividades os conceitos para explicar os fenômenos discutidos anteriormente, além de observá-los em aulas de campo. Ao final da aplicação do produto educacional, percebe-se ao analisar os dados coletados que há indícios de aprendizado sobre os elementos que compõem o Universo, assim como amadurecimento crítico dos estudantes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,80 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetos astronômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição luminosa | - |
Título: dc.title | “O que existe no universo?” Os três momentos pedagógicos dentro de um contexto transdisciplinar sobre poluição luminosa. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons