Sequência Didática para a Criação de Histórias em Quadrinhos com apoio das Tecnologias Digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPessanha, Bruno-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Analice-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Milena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T17:28:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T17:28:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEnsinoQuadrinhosTDICpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703147-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática contida neste caderno pedagógico é o produto educacional da pesquisa intitulada O ensino de história em quadrinhos no curso superior de tecnologia em design gráfico: autoria, tecnologias digitais e publicação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, do Instituto Federal Fluminense, nos anos de 2019 a 2022. Ela foi elaborada por Bruno Pinto da Silva Pessanha, sob a orientação de Analice de Oliveira Martins e de Milena Ferreira Hygino Nunes. O produto educacional foi experimentado com alunos do curso de Tecnologia em Design Gráfico do IFFluminense e apresentado à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino e suas Tecnologias. O produto educacional foi criado para ser utilizado no contexto do Ensino Superior, em um curso de Design, com a intenção de promover a criação quadrinística dos alunos numa perspectiva autoral. Con- tudo, este produto educacional pode ser utilizado em outros contextos de ensino e aprendizagem, desde que sejam feitas pelos educadores as devidas adaptações à realidade de aplicação. A conceituação teórica sobre autoria presente na dissertação foi fundamentada em Foucault (2009), com sua definição da “função-autor”, e em Maingueneau (2010), com suas definições sobre a noção de autor, as suas três dimensões (autor-responsável, autor-ator e “auctor”) e a imagem do autor. Também foi abordado o conceito de “aluno-au- tor”, definido por Tauveron (1996). Para maiores aprofundamentos, sugere-se a leitura da dissertação, disponibilizada no site do Instituto Federal Fluminense – www.iff.edu.br. O conteúdo abordado neste produto educacional são as histórias em quadrinhos. Os objetivos da sequência didática são: aprofundar o estudo da linguagem dos quadrinhos com os alunos, discutir o conceito de autoria no contexto das histórias em quadrinhos, desenvolver quadrinhos autorais com os alunos com apoio das TDIC, publicar os quadrinhos autorais dos alunos em rede social digital (Instagram), de forma a otimizar o seu alcance com os leitores e criar portfólio. Todos os textos de explicação foram desenvolvidos pelo autor-pesquisador, seguindo as referências bibliográficas apresentadas ao final deste caderno pedagógico. Espera-se que este produto educacional possa contribuir no desenvolvimento de histórias em quadrinhos, fugindo de modelos preestabelecidos e inspirando educadores a fomentar o espírito autoral em seus alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsequencia didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para a Criação de Histórias em Quadrinhos com apoio das Tecnologias Digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMPETpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDesign Gráficopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Produto Educacional Bruno.pdfPDF com sequencia didática13,78 MBAdobe PDF/bitstream/capes/703147/2/Produto Educacional Bruno.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons