Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Jairo José de Souza, Eduardo Cardoso Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T15:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T15:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha Legal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos a Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas, que tem o propósito de orientar gestores, professores, demais educadores e alunos a ter posturas inclusivas no trato com o aluno com necessidades educacionais específicas. Cada vez mais temos em nossas unidades escolares uma pluralidade e diversidade de alunos, requerendo que, nesse contexto, é preciso estar apto para incluir enquanto gestor, enquanto docente, enquanto educador e enquanto aluno. Precisamos educar em plenitude. Todos incluindo todos. Buscamos nessa ferramenta educacional envolver também a questão da legislação. Como cobrar direitos, se estes não são populares? A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, dispõe que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Já nos artigos 205 e 206, assegura que “a Educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho” e “a igualdade de condições de acesso e permanência na escola”. Basta apenas a Constituição Federal para que qualquer cidadão exija uma educação inclusiva em nossas escolas. E temos muito mais em termos de legislação. Isso representa que essas leis precisam ser discutidas nos ambientes escolares, a fim de que a inclusão prevista legalmente alcance o estágio de realidade. A lei inclui; a desinformação exclui. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,60 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva. Legislação. Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cartilha Legal.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703143/2/Cartilha Legal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons