Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ISAIAS, Fernanda Gomes Pacheco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Célia Sebastiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-26T12:07:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-26T12:07:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Desenhos verbais de Manoel de Barros: a poesia em sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703116 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional “Desenhos verbais de Manoel de Barros: poesia na sala de aula” tratase de um e-book desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu do CEPAE/ UFG, entre os anos de 2021 e 2022, cuja dissertação correspondente intitula-se “O Encantador de Palavras: poesia de Manoel de Barros e formação do leitor na segunda fase do Ensino Fundamental”. O e-book apresenta por meio de narrativas as experiências vivenciadas pelos alunos do oitavo ano do ensino fundamental na escola Monsenhor, Inhumas- GO, assim como as estratégias de leitura aplicadas em sala de aula. Dessa forma, a partir dos relatos dos participantes e das suas produções, observou-se como a poesia é capaz de despertar no jovem leitor a criatividade, a criticidade e a sensibilidade, contribuindo para a formação do leitor literário. Para o desenvolvimento da pesquisa, norteou-se pelos pressupostos teóricos de Zilberman (1985), Candido (1995), Todorov (2009), Paz (1982), Bloom (2001), Adorno (1983), além de José Paulo Paes (2004) e Azevedo (2004). Como corpus literário foram selecionados alguns poemas presentes em duas obras de Manoel de Barros “Poesias Completas” e “Memórias Inventadas: a segunda Infância”. A coleta de dados ocorreu por meio da observação dos participantes, das leituras de textos poéticos de Manoel de Barros, das produções escritas em relação às atividades aplicadas e da exposição das atividades realizadas em sarau de poesia virtual. Os quatro encontros foram realizados de maneira virtual, como medida de proteção e prevenção à disseminação da Covid19 (doença infecciosa causada pelo novo coronavírus – SARS-CoV-2). Este material está disponibilizado na subseção de produtos educacionais do site do próprio programa de Mestrado Profissional em que esta pesquisa está vinculada, disponível em: em âmbito nacional, compõe o repositório do Portal da EduCAPES, disponível em: a obra pode ser acessada de maneira livre e gratuita. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 208 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Texto poético | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manoel de Barros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia em sala de aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
Título: dc.title | Desenhos verbais de Manoel de Barros: a poesia em sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons