Desenhos verbais de Manoel de Barros: a poesia em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorISAIAS, Fernanda Gomes Pacheco-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Célia Sebastiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-26T12:07:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-26T12:07:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-26-
identificador: dc.identifier.otherDesenhos verbais de Manoel de Barros: a poesia em sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703116-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional “Desenhos verbais de Manoel de Barros: poesia na sala de aula” tratase de um e-book desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu do CEPAE/ UFG, entre os anos de 2021 e 2022, cuja dissertação correspondente intitula-se “O Encantador de Palavras: poesia de Manoel de Barros e formação do leitor na segunda fase do Ensino Fundamental”. O e-book apresenta por meio de narrativas as experiências vivenciadas pelos alunos do oitavo ano do ensino fundamental na escola Monsenhor, Inhumas- GO, assim como as estratégias de leitura aplicadas em sala de aula. Dessa forma, a partir dos relatos dos participantes e das suas produções, observou-se como a poesia é capaz de despertar no jovem leitor a criatividade, a criticidade e a sensibilidade, contribuindo para a formação do leitor literário. Para o desenvolvimento da pesquisa, norteou-se pelos pressupostos teóricos de Zilberman (1985), Candido (1995), Todorov (2009), Paz (1982), Bloom (2001), Adorno (1983), além de José Paulo Paes (2004) e Azevedo (2004). Como corpus literário foram selecionados alguns poemas presentes em duas obras de Manoel de Barros “Poesias Completas” e “Memórias Inventadas: a segunda Infância”. A coleta de dados ocorreu por meio da observação dos participantes, das leituras de textos poéticos de Manoel de Barros, das produções escritas em relação às atividades aplicadas e da exposição das atividades realizadas em sarau de poesia virtual. Os quatro encontros foram realizados de maneira virtual, como medida de proteção e prevenção à disseminação da Covid19 (doença infecciosa causada pelo novo coronavírus – SARS-CoV-2). Este material está disponibilizado na subseção de produtos educacionais do site do próprio programa de Mestrado Profissional em que esta pesquisa está vinculada, disponível em: em âmbito nacional, compõe o repositório do Portal da EduCAPES, disponível em: a obra pode ser acessada de maneira livre e gratuita.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent208 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTexto poéticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManoel de Barrospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoesia em sala de aulapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitorpt_BR
Título: dc.titleDesenhos verbais de Manoel de Barros: a poesia em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons