Fenômenos ondulatórios: apresentação dos conceitos por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa.

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Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorFidelis, Marcelo Faria-
Autor(es): dc.contributor.authorBolzan, Márcio de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T19:50:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T19:50:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherFenômenos ondulatórios: apresentação dos conceitos por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703114-
Resumo: dc.description.abstractNo Brasil da atualidade muitas pesquisas têm sido feitas no âmbito acadêmico da área do ensino de Física. O desafio tem sido conquistar o interesse dos alunos, hoje quase que exclusivo por interações em redes sociais, que trazem muitas vezes fortes apelos visuais. Principalmente nas escolas públicas nota-se um desinteresse quase que total pelo aprendizado, pois os alunos chegam ao ensino médio adaptados ao sistema que os promove independente de seus conhecimentos adquiridos, minando, assim, o desejo mais natural do ser humano que é o de aprender coisas novas. Este estudo é uma tentativa de despertar no aluno o interesse pelos fenômenos físicos relacionados à ondulatória. Com o professor no papel de mediador e os alunos de agentes da própria aprendizagem, foi implementada uma sequência didática nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), idealizada pelo professor Marco Antônio Moreira, que se baseia nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel. O principal ferramental utilizado foi o Peer Instruction (instrução pelos pares) ao qual se associaram outros recursos educacionais, buscando sempre o aspecto multissensorial ampliando, assim, o alcance do produto resultante. A dificuldade em identificar conhecimentos prévios dos alunos sobre os fenômenos ondulatórios, nos quais pudessem ser ancorados os novos conceitos, forçou a elaboração de experimentos de baixo custo para servirem de organizadores prévios para a obtenção de uma Aprendizagem Significativa. A UEPS foi aplicada entre o final de março e início de julho de 2018 aos alunos da 2ª série do Ensino Médio vespertino da escola estadual Aristóbulo Barbosa Leão da cidade de Serra, Espírito Santo.-
Tamanho: dc.format.extent1,45 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física - Aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectUEPS-
Palavras-chave: dc.subjectFenômenos ondulatórios-
Título: dc.titleFenômenos ondulatórios: apresentação dos conceitos por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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