Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Mateus Natálio Soares do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bohland Filho, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-25T19:44:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-25T19:44:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estudo das usinas de energia em uma abordagem CTSA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703113 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo relatar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática relacionado no estudo de energia com uma abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente (CTSA), a qual é baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A escolha deste tema se justifica devido aos acontecimentos recentes ocorridos no Brasil e ao redor mundo que colocaram em destaque temas como efeito estufa, aquecimento global e desenvolvimento sustentável. Acontecimentos como a saída dos EUA do acordo de Paris, além do debate sobre a construção da Hidrelétrica em Belo Monte possuem conexão direta com a ciência, por isso a necessidade de conscientizar a população sobre a geração de energia limpa e os impactos ambientais causados pela construção de usinas de energia. O produto final confeccionado da presente dissertação contempla um material de apoio ao professor e um material com roteiros de atividades para os alunos. Os roteiros foram construídos pensando em aulas de aproximadamente 50 minutos, sendo cada aula dividida em três momentos: (i) problematização inicial - onde um problema era proposto aos alunos para que debatessem entre si; (ii) organização do conhecimento - momento em que o professor propunha alguma atividade para que o tema escolhido fosse estudado e trabalhado, visando a solução do problema inicial; e (iii) aplicação do conhecimento - quando os alunos resolviam outros problemas relacionados ao tema da aula. Durante a pesquisa, o diálogo com os alunos foi constante e os mesmos estiveram livres para questionar e também incluir temas ou problemas durante a aula. Por meio de observação do desenvolvimento individual dos alunos, conseguiu-se registrar as características mais marcantes de cinco estudantes. A análise dos dados permitiu identificar uma atitude positiva frente aos problemas propostos. O produto educacional proposto é um roteiro com aplicação desta sequência. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,24 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia renovável | - |
Título: dc.title | Estudo das usinas de energia em uma abordagem CTSA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Estudo das usinas de energia em uma abordagem CTSA.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703113/2/Estudo das usinas de energia em uma abordagem CTSA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons