Estudo das usinas de energia em uma abordagem CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Mateus Natálio Soares do-
Autor(es): dc.contributor.authorBohland Filho, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T19:44:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T19:44:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEstudo das usinas de energia em uma abordagem CTSA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703113-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo relatar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática relacionado no estudo de energia com uma abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente (CTSA), a qual é baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A escolha deste tema se justifica devido aos acontecimentos recentes ocorridos no Brasil e ao redor mundo que colocaram em destaque temas como efeito estufa, aquecimento global e desenvolvimento sustentável. Acontecimentos como a saída dos EUA do acordo de Paris, além do debate sobre a construção da Hidrelétrica em Belo Monte possuem conexão direta com a ciência, por isso a necessidade de conscientizar a população sobre a geração de energia limpa e os impactos ambientais causados pela construção de usinas de energia. O produto final confeccionado da presente dissertação contempla um material de apoio ao professor e um material com roteiros de atividades para os alunos. Os roteiros foram construídos pensando em aulas de aproximadamente 50 minutos, sendo cada aula dividida em três momentos: (i) problematização inicial - onde um problema era proposto aos alunos para que debatessem entre si; (ii) organização do conhecimento - momento em que o professor propunha alguma atividade para que o tema escolhido fosse estudado e trabalhado, visando a solução do problema inicial; e (iii) aplicação do conhecimento - quando os alunos resolviam outros problemas relacionados ao tema da aula. Durante a pesquisa, o diálogo com os alunos foi constante e os mesmos estiveram livres para questionar e também incluir temas ou problemas durante a aula. Por meio de observação do desenvolvimento individual dos alunos, conseguiu-se registrar as características mais marcantes de cinco estudantes. A análise dos dados permitiu identificar uma atitude positiva frente aos problemas propostos. O produto educacional proposto é um roteiro com aplicação desta sequência.-
Tamanho: dc.format.extent1,24 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectConservação de energia-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia renovável-
Título: dc.titleEstudo das usinas de energia em uma abordagem CTSA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons