Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marcílio de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Fernando José Lira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-25T19:24:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-25T19:24:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Os conceitos de densidade, empuxo e princípio de Arquimedes: Uma unidade de ensino potencialmente significativa | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703111 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação atual passa por um processo de reformulação, onde professores percebem a necessidade de inovar suas práticas pedagógicas e buscam metodologias que despertem o interesse dos alunos. O ensino de Física é um dos principais alvos, pois grande parte dos discentes revelam dificuldade e desinteresse em estudar a disciplina. Pensando neste desafio, o presente trabalho almejou a elaboração e aplicação de uma sequência didática, no formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseando-se nos princípios da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e também nos trabalhos elaborados por Marco Antônio Moreira. A escola escolhida para a aplicação está localizada numa comunidade tipicamente rural, e sua economia é totalmente voltada para a produção do café. A partir desse contexto e com base nos conhecimentos prévios dos estudantes, trabalhamos conceitos relacionados ao princípio de Arquimedes, presentes em uma prática de despolpamento de grãos de café. O enfoque da pesquisa foi principalmente qualitativo, onde foram analisadas todas as ideias apresentadas pelos estudantes, através de questionários, realização de experimentos, relatórios e elaboração de mapas conceituais. Ao fim da aplicação, foi detectada uma evolução conceitual nos alunos, assim como uma nítida satisfação com a metodologia utilizada nas aulas, principalmente no que se refere às atividades práticas e as discussões que promoveram uma maior interação na relação aluno-aluno e aluno-professor. Obviamente, o trabalho realizado não sanou todos os obstáculos existentes no processo de ensino e aprendizagem, mas se propôs a colaborar para que tanto os alunos quanto o professor enxergassem a Física como algo intrínseco de suas vidas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,62 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física - Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Princípio de Arquimedes | - |
Título: dc.title | Os conceitos de densidade, empuxo e princípio de Arquimedes: Uma unidade de ensino potencialmente significativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons