Os conceitos de densidade, empuxo e princípio de Arquimedes: Uma unidade de ensino potencialmente significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marcílio de Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorLeal, Fernando José Lira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T19:24:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T19:24:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherOs conceitos de densidade, empuxo e princípio de Arquimedes: Uma unidade de ensino potencialmente significativa-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703111-
Resumo: dc.description.abstractA educação atual passa por um processo de reformulação, onde professores percebem a necessidade de inovar suas práticas pedagógicas e buscam metodologias que despertem o interesse dos alunos. O ensino de Física é um dos principais alvos, pois grande parte dos discentes revelam dificuldade e desinteresse em estudar a disciplina. Pensando neste desafio, o presente trabalho almejou a elaboração e aplicação de uma sequência didática, no formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseando-se nos princípios da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e também nos trabalhos elaborados por Marco Antônio Moreira. A escola escolhida para a aplicação está localizada numa comunidade tipicamente rural, e sua economia é totalmente voltada para a produção do café. A partir desse contexto e com base nos conhecimentos prévios dos estudantes, trabalhamos conceitos relacionados ao princípio de Arquimedes, presentes em uma prática de despolpamento de grãos de café. O enfoque da pesquisa foi principalmente qualitativo, onde foram analisadas todas as ideias apresentadas pelos estudantes, através de questionários, realização de experimentos, relatórios e elaboração de mapas conceituais. Ao fim da aplicação, foi detectada uma evolução conceitual nos alunos, assim como uma nítida satisfação com a metodologia utilizada nas aulas, principalmente no que se refere às atividades práticas e as discussões que promoveram uma maior interação na relação aluno-aluno e aluno-professor. Obviamente, o trabalho realizado não sanou todos os obstáculos existentes no processo de ensino e aprendizagem, mas se propôs a colaborar para que tanto os alunos quanto o professor enxergassem a Física como algo intrínseco de suas vidas.-
Tamanho: dc.format.extent3,62 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física - Aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio de Arquimedes-
Título: dc.titleOs conceitos de densidade, empuxo e princípio de Arquimedes: Uma unidade de ensino potencialmente significativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons