Proposta didática para o ensino de geradores elétricos em laboratórios virtuais e reais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Alan Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Samir Lacerda da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T19:13:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T19:13:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherProposta didática para o ensino de geradores elétricos em laboratórios virtuais e reais-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703110-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho relata a aplicação de uma sequência didática para o ensino de geradores elétricos em laboratórios virtuais e reais em uma Escola Pública Estadual. Esta Unidade Didática foi pensada e desenvolvida com base na luz da Prática Educativa de Zabala e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, sendo concretizada com 12 aulas de 50 minutos em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio no segundo trimestre do ano de 2019. Para a coleta de dados, os instrumentos utilizados foram: o Questionário 1 para identificação dos conhecimentos prévios, os resultados e conclusões sobre as 4 situações-problemas da simulação computacional, os questionários em cada uma das 4 atividades experimentais reais, o Questionário 2 referente a Avaliação individual da aprendizagem, o Questionário 3 referente a Avaliação das Unidades Didáticas. Para o formato qualitativo, os dados obtidos na pesquisa foram analisados fazendo referência ao referencial metodológico à Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (1977). As análises atitudinal, conceitual e procedimental, no formato qualitativo, das atividades e questionários propostos, mostraram que os discentes evoluíram emcada encontro e se apropriaram dos conceitos acerca da indução eletromagnética no funcionamento dos geradores elétricos, bem como de atitudes e procedimentos científicos a serem adotados perante às situações problemas propostas. Observou-se, também, por meio dos resultados obtidos do Questionário 3, que os discentes indicaram satisfatoriamente o uso das práticas experimentais reais e virtuais, alegando, ainda, que as mesmas contribuíram para o despertar da sua motivação e interesse pela disciplina, em especial, pelo tema trabalhado. Portanto, por meio das evidências coletadas, conclui-se que a sequência didática utilizada na turma estudada contribuiu na introdução dos conceitos de indução eletromagnética na vida desses estudantes, sendo bem recebida por eles, principalmente nas atividades experimentais reais.-
Tamanho: dc.format.extent2,30 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCorrentes elétricas-
Palavras-chave: dc.subjectGeração de energia-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Título: dc.titleProposta didática para o ensino de geradores elétricos em laboratórios virtuais e reais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons