Uma proposta didática baseada nos três momentos pedagógicos para ensinar alavancas e plano inclinado no nono ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Deidson Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributor.authorBuffon, Luiz Otavio-
Autor(es): dc.contributor.authorDeorce, Mariluza Sartori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T19:03:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T19:03:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta didática baseada nos três momentos pedagógicos para ensinar alavancas e plano inclinado no nono ano do ensino fundamental-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703109-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino das alavancas e do plano inclinado, no contexto das máquinas simples, no 9º ano do ensino fundamental. A intervenção foi construída baseada na dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP), através de uma abordagem temática desenvolvida a partir das ideias de um ensino dialógico na linha freiriana. O trabalho também incluiu uma aula de campo orientada à Praça da Ciência em Vitória – ES, considerado um espaço de educação não formal. O objetivo foi utilizar conteúdos associados à acessibilidade e locomoção de pessoas, bem como objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia a dia, como temática central. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com procedimentos característicos da pesquisa em educação, cujos dados foram abordados da perspectiva da análise de conteúdo. A pesquisa iniciou com um questionário de conhecimentos prévios envolvendo os conceitos básicos de força e movimento,relacionados às alavancas e ao plano inclinado. Na etapa da problematização inicial (PI) utilizamos texto de apoio e a visita à Praça da Ciência, quando foram apresentados aos alunos experimentos relacionados ao tema. Na etapa da organização do conhecimento (OC) utilizamos vídeos de desenhos animados com discussão dialógica junto aos alunos. Na aplicação do conhecimento (AC) aplicamos questionários investigativos para os alunos. Ao final, foi aplicada uma avaliação idêntica ao questionário de conhecimentos prévios e também uma pesquisa para captar a percepção dos alunos, com o intuito de avaliarmos os avanços conseguidos pela proposta, bem como os pontos a serem melhorados. A partir dos dados coletados foi possível concluir que houve indícios de aprendizado conceitual dos alunos com um bom grau de participação nas atividades. Além disso, constatamos a necessidade de reformular algumas atividades propostas para melhorar a eficiência em aplicações futuras.-
Tamanho: dc.format.extent1,27 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectPraça da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectAlavancas-
Palavras-chave: dc.subjectPlano inclinado-
Palavras-chave: dc.subjectMáquina simples-
Título: dc.titleUma proposta didática baseada nos três momentos pedagógicos para ensinar alavancas e plano inclinado no nono ano do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons