Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barcellos Junior, Ewerton de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Evangelista, Robson Leone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Piumbini, Cleiton Kenup | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-25T18:21:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-25T18:21:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Utilização de experimentos com robóticaa educacional para o ensino de mecânica | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703106 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No Ensino tradicional de Física, os professores enfrentam diversas dificuldades, entre elas, a falta de motivação dos alunos, já que as dinâmicas das aulas de Física se restringem em apresentar os assuntos contidos no plano curricular por meio de resoluções de problemas com enfoque na linguagem matemática. A fim de superar essas dificuldades, alguns professores buscam por métodos que os auxiliem a estimular a aprendizagem em suas aulas e por ferramentas que possam demonstrar, na prática, diversos conceitos que são considerados de difícil compreensão, desenvolvendo assim, habilidades importantes para o educando, como por exemplo, trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico e integração de disciplinas. Com essa ideia em mente, desenvolvemos nesse trabalho uma sequência didática para ser aplicada em espaços formais e não formais, utilizando a Robótica Educacional, estabelecida a partir das ideais do matemático americano Seymour Papert, e os pensamentos de Vygotsky. O projeto foi aplicado na Praça da Ciência, localizada na cidade de Vitória - ES, e é constituído por seis atividades eficazes na construção dos conhecimentos científicos dos educandos. Como produto final da dissertação, será apresentada a sequência didática do projeto com todos os materiais e programações utilizados, os quais poderão servir como referência e inspiração para que outros docentes fomentem projetos de ensino de Física na Educação Básica. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,47 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço Não-Formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduíno | - |
Título: dc.title | Utilização de experimentos com robótica educacional para o ensino de mecânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons