Aprendizagem ativa associada ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: Uma proposta de atividade investigativas para o ensino da cinemática do 1º ano do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGagno Junior, Fernando-
Autor(es): dc.contributor.authorBrozeguini, Jardel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T18:05:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T18:05:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherAprendizagem ativa associada ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: Uma proposta de atividade investigativas para o ensino da cinemática do 1º ano do ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703104-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação é o resultado de uma proposta para o ensino dos conceitos básicos da cinemática desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018 em uma turma do 1 o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Moyses, localizada no município de Cariacica, Espírito Santo (ES). A pesquisa possui natureza qualitativa e tem como principal objetivo investigar o desenvolvimento dos educandos quanto aos conteúdos de cinemática. Construímos uma sequência didática de 10 encontros baseada no método Predizer, Observar e Explicar (POE) articulada a um aplicativo de vídeo análise. Os dados foram obtidos a partir dos questionários e de um diário de bordo construídos pelo pesquisador para registrar o desenvolvimento dos alunos. Os resultados mostraram evidências de desenvolvimento da autonomia por parte dos alunos e de uma participação mais ativa. Em especial, os dados obtidos antes e depois da aplicação da sequência didática, em dois testes iguais, mostraram, a partir do ganho de Hake, que a turma atingiu ganho médio. No geral, nossos resultados destacaram que a proposta baseada na metodologia ativa POE ajudou os alunos a avançar na ideia de autonomia e a serem mais ativos no processo de aprendizagem de física.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent630KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCinemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
Título: dc.titleAprendizagem ativa associada ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: Uma proposta de atividade investigativas para o ensino da cinemática do 1º ano do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons