Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Hélis Regina de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Paula Francineti de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T22:07:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T22:07:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - In - disciplina na perspectiva da formação humana integral - um guia para o -a- professor -a-[2021] | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia foi elaborado a partir da pesquisa intitulada “Disciplina, Indisciplina e Formação Humana Integral: um estudo sobre os discentes do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Curso de Eletroeletrônica do IFMA - Campus Timon”, a qual está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT- do IFMA – Campus Monte Castelo. O referido programa oferta curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em rede nacional, pertencente à área de Ensino. Nesse sentido, o guia direciona-se aos professores e às professoras do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFMA-Campus Timon, contudo é possível que tenha utilidade em outros contextos educacionais, desde que sejam observadas as peculiaridades destes. Seu objetivo é contribuir para a formação continuada dos docentes no tocante à questão disciplinar, tendo como horizonte a Formação Humana Integral (FHI) dos/das discentes, o que implica considerar a indissociabilidade entre teoria e prática, conhecimento geral e específico, educação e trabalho, razão pela qual não se configura como produto educacional estritamente prático, mas essencialmente teórico-prático. Com isso, busca-se apresentar algumas reflexões e possibilidades de constituição da disciplina e condução da indisciplina em sala de aula, sem a pretensão de oferecer receitas ou fórmulas “adequadas” a toda e qualquer situação do cotidiano pedagógico, porém com a intenção de colaborar com a viabilização crítica do conhecimento sistematizado pela escola. Assim, espera-se que por meio deste material e considerando as particularidades de cada componente curricular, bem como as relações que este estabelece com os demais componentes e com a totalidade social da qual faz parte, os educadores e as educadoras encontrem caminhos para a realização de uma atividade pedagógica humanizadora e emancipadora. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 17,0 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Discente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indisciplina Escolar | - |
Título: dc.title | (In) disciplina na perspectiva da formação humana integral: um guia para o (a) professor (a). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Memórias em EPT | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons