Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Fabrício Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bohland filho, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T20:00:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T20:00:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | QUATRO ELEMENTOS DE INTERAÇÃO EM QUATRO NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: Uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de Campo e Força Magnética | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703080 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa para a aplicação de um produto educacional em formato de livro de uma abordagem pedagógica denominada “Quatro Elementos de Interação em Quatro níveis de Aprendizagem” para ensinar conceitos de campo e Força Magnética. Esse trabalho apresenta uma discussão sobre a aprendizagem de Física com uma proposta de interação social fundamentada em Vygotsky numa metodologia ativa em que o aluno se torna um agente ativo, protagonista da própria aprendizagem passando por quatro níveis com competências e habilidades diferentes. A amostra constou de 32 alunos das 3ª séries do Ensino Médio que responderam ao pré-teste e ao pós-teste, antes e depois da aplicação da abordagem pedagógica. Os resultados analisados mostram uma evolução significativa de respostas corretas e com melhor argumentação em 84% das repostas, o que evidencia a validade da metodologia aplicada. Tanto as atividades realizadas quando os resultados estão explicitados e discutidos no texto. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,68 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Quatro elementos de intereção em quatro nívesis de aprendizagem: Uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de Campo e Força Magnética | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons