Quatro elementos de intereção em quatro nívesis de aprendizagem: Uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de Campo e Força Magnética

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Fabrício Antunes-
Autor(es): dc.contributor.authorBohland filho, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T20:00:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T20:00:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherQUATRO ELEMENTOS DE INTERAÇÃO EM QUATRO NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: Uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de Campo e Força Magnética-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703080-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa para a aplicação de um produto educacional em formato de livro de uma abordagem pedagógica denominada “Quatro Elementos de Interação em Quatro níveis de Aprendizagem” para ensinar conceitos de campo e Força Magnética. Esse trabalho apresenta uma discussão sobre a aprendizagem de Física com uma proposta de interação social fundamentada em Vygotsky numa metodologia ativa em que o aluno se torna um agente ativo, protagonista da própria aprendizagem passando por quatro níveis com competências e habilidades diferentes. A amostra constou de 32 alunos das 3ª séries do Ensino Médio que responderam ao pré-teste e ao pós-teste, antes e depois da aplicação da abordagem pedagógica. Os resultados analisados mostram uma evolução significativa de respostas corretas e com melhor argumentação em 84% das repostas, o que evidencia a validade da metodologia aplicada. Tanto as atividades realizadas quando os resultados estão explicitados e discutidos no texto.-
Tamanho: dc.format.extent4,68 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Título: dc.titleQuatro elementos de intereção em quatro nívesis de aprendizagem: Uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de Campo e Força Magnética-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons