Principia: Viajando através da mecânica Newtoniana - Umas proposta de engajamento ao estudo da Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Ivan Demoner Fernandes de-
Autor(es): dc.contributor.authorFavre-Nicolin, Emmanuel Marcel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T19:35:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T19:35:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherPrincipia: Viajando através da mecânica Newtoniana - Umas proposta de engajamento ao estudo da Física-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703078-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma dissertação a respeito da fundamentação, aplicação, análise de dados e conclusão do produto educacional em formato de serious game construído em conjunto com uma sequência didática gamificada os quais abordam os conteúdos que envolvem a Mecânica Newtoniana. Como professor a mais de 12 anos, percebi, não só através da minha vivência em sala de aula, mas também a partir da convivência com colegas de profissão, a crescente dificuldade em motivar os alunos no estudo dos conteúdos e principalmente em propiciar situações onde os mesmos possam desenvolver uma aprendizagem mais substancial e relevante para si. Desta forma, os objetivos principais deste material são os de oportunizar um engajamento maior dos alunos e também levantar situações propícias a uma aprendizagem mais significativa através de objetivos intrínsecos. Assim, iremos relatar um projeto executado em uma turma de ensino médio de uma escola pública da rede estadual. A aplicação contou com um professor regente, um professor aplicador e um professor observador não participante (que registra as ações que ocorrem durante o processo). A intervenção didática consiste em uma sequência de atividades que circundam a leitura de um livro jogo, com características de RPG. Observou-se um aumento significativo na participação dos alunos, bem como um engajamento e uma melhora na interação entre eles. Foram encontrados, ainda, indícios de um aumento no interesse pelo conteúdo e na interação com os colegas em um aluno com necessidades especiais. Concluiu-se que a atividade em formato de serious game atrelada a um ambiente de sala gamificada carrega um volume notável de indícios no tocante ao potencial para despertar o interesse e o engajamento dos alunos, bem como no desenvolvimento de habilidades, como leitura, interpretação de texto, pesquisa, interação e tomada de decisão-
Tamanho: dc.format.extent6,85 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica Newtoniana-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de física-
Título: dc.titlePrincipia: Viajando através da mecânica Newtoniana - Umas proposta de engajamento ao estudo da Física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons