Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Ivan Demoner Fernandes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Favre-Nicolin, Emmanuel Marcel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T19:35:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T19:35:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Principia: Viajando através da mecânica Newtoniana - Umas proposta de engajamento ao estudo da Física | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703078 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho consiste em uma dissertação a respeito da fundamentação, aplicação, análise de dados e conclusão do produto educacional em formato de serious game construído em conjunto com uma sequência didática gamificada os quais abordam os conteúdos que envolvem a Mecânica Newtoniana. Como professor a mais de 12 anos, percebi, não só através da minha vivência em sala de aula, mas também a partir da convivência com colegas de profissão, a crescente dificuldade em motivar os alunos no estudo dos conteúdos e principalmente em propiciar situações onde os mesmos possam desenvolver uma aprendizagem mais substancial e relevante para si. Desta forma, os objetivos principais deste material são os de oportunizar um engajamento maior dos alunos e também levantar situações propícias a uma aprendizagem mais significativa através de objetivos intrínsecos. Assim, iremos relatar um projeto executado em uma turma de ensino médio de uma escola pública da rede estadual. A aplicação contou com um professor regente, um professor aplicador e um professor observador não participante (que registra as ações que ocorrem durante o processo). A intervenção didática consiste em uma sequência de atividades que circundam a leitura de um livro jogo, com características de RPG. Observou-se um aumento significativo na participação dos alunos, bem como um engajamento e uma melhora na interação entre eles. Foram encontrados, ainda, indícios de um aumento no interesse pelo conteúdo e na interação com os colegas em um aluno com necessidades especiais. Concluiu-se que a atividade em formato de serious game atrelada a um ambiente de sala gamificada carrega um volume notável de indícios no tocante ao potencial para despertar o interesse e o engajamento dos alunos, bem como no desenvolvimento de habilidades, como leitura, interpretação de texto, pesquisa, interação e tomada de decisão | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6,85 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica Newtoniana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de física | - |
Título: dc.title | Principia: Viajando através da mecânica Newtoniana - Umas proposta de engajamento ao estudo da Física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons