Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Rogério Araújo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-25T13:01:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-25T13:01:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | RogérioAlmeida_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703076 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo abordar teórica e metodologicamente acerca da comunicação dos estudantes, o que falam e o que ouvem, com foco nas expressões populares que utilizam em sala de aula. Pretendemos, ainda, analisar os usos desses ditos cotidianos no ensino de História, considerando os embasamentos da História Social da Linguagem, Ensino de História, Literácia Histórica. Utilizamos essas expressões populares como ferramenta metodológica na produção de podcasts, no intuito de levar os assuntos discutidos por alunos na sala de aula para além dos muros da escola, o que se mostrou bastante promissor, pois, em poucos dias nas plataformas de hospedagens deste tipo mídia, os podcasts, tiveram alguns acessos. Vale ressaltar que não houve divulgação nem para os discentes coparticipantes dos podcasts. A priori, a conversa com a turma, explicando-lhes o que eram expressões populares e a natureza da pesquisa, foi o estopim deste projeto que foi realizado com discentes de uma turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Cornélio Peixoto, situada em Santo Antônio do Tauá-PA. Os dados sobre os educandos, coletados a partir de questionários, serviram em partes para compreendê-los, além de auxiliar na análise sobre o que falam e o que ouvem, particularizando as expressões populares. Nesta peregrinação, várias conversas com os alunos foram realizadas, e a partir destas percebi que usavam expressões populares as quais eu não conhecia e que, depois de algumas explicações dadas por eles, pude entender que eram usadas somente pelos munícipes do Tauá. Com essa nota sobre expressões populares locais, oportunizou-se também discuti-las, motivando os estudantes a buscarem entender a historicidade delas em suas falas e suas relações com o ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,75 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Linguagem; Expressões Populares; Sala de Aula; Podcast. | pt_BR |
Título: dc.title | Expressões populares e podcasts: uma proposta para o ensino de história na Educação Básica (Santo Antônio do Tauá/Pa, 2019/2021). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RogérioAlmeida_DissertaçãoFinal.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703076/2/RogérioAlmeida_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons