Dimensões estéticas, cognitivas e tecnológicas de comunicação (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marcelo Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T11:48:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T11:48:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703073-
Resumo: dc.description.abstractA contemporaneidade nos impulsiona a pensar a Comunicação para além dos lugares-já-feitos, das definições clichês, das repetições teóricas, rompendo com o círculo vicioso que pouco – ou nada – contribui com a construção de um campo consistente e solidificado, equilibrando suas dimensões estéticas, éticas, teóricas, metodológicas, tecnológicas, técnicas, epistemológicas e praxeológicas. Temos que a Comunicação remete a um universo complexo que se investe e reveste de idiossincrasias que envolvem sujeitos, nações, narratologias, mídias e redes virtuais e de massa, jornalismo, comunicação governamental, publicidade, cinema, produção audiovisual, relações públicas, marcas, consumo etc. Neste sentido, a obra intitulada “Dimensões estéticas, cognitivas e tecnológicas de comunicação”, reúne investigações teóricas e analíticas de pesquisadores que trafegam pelos campos da comunicação em suas diversificadas áreas e especificidades, erigindo debates sobre os estatutos tecnológicos, estéticos e cognitivos da Comunicação em um contexto cada vez mais midiatizado e perpassado pelas práticas e experiências de consumo. O cenário dos estudos comunicacionais evidencia a carência da renovação das condições teóricas, epistemológicas, profissionais e metodológicas da Comunicação e do fundamental laço social, tão frágil nas sociedades expostas aos imprevisíveis ventos do globalismo, da midiatização e do consumo. Desta perspectiva, podemos produzir mecanismos analíticos, dados e informações que geram efeitos positivos para as sociedades e comunidades. (Re)conhecer a relevância da Comunicação para as organizações, as nações e os sujeitos tornou-se sine qua non para a compreensão da natureza humana, já que a Comunicação se entrama ao/pelo tecido social, o define, o significa, o ressignifica e o constitui. Necessitamos admitir os desafios, os desvios e as dificuldades da Comunicação, abraçando as oportunidades de investigações calcadas em suas dimensões cognitivas, estéticas, éticas e tecnológicas em um mundo mergulhado no tech, mas, também e mais, necessitado do touch, dos afetos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
Título: dc.titleDimensões estéticas, cognitivas e tecnológicas de comunicação (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais