Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Adão José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Raimundo Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-25T01:24:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-25T01:24:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - A MATEMÁTICA E A MÚSICA - o ensino e a aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródias [2021] | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703072 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é parte da Dissertação de Mestrado intitulada: "A MATEMÁTICA E A MÚSICA: o ensino e a aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródias" desenvolvida pelos autores como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica" do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de São Luís - Monte Castelo. Com o objetivo de constituir em mais uma ferramenta orientadora para a elaboração e desenvolvimento das atividades de ensino aprendizagem de matemática, relativo a conteúdos do Ensino Médio, esta proposta metodológica busca trabalhar conteúdos da matemática a partir do uso da música. A mesma está organizada em três seções que tratam de aspectos relacionados à integração entre a matemática e a música, observando o contexto histórico, bem como a utilização da paródia como ferramenta facilitadora da aprendizagem matemática. Neste sentido, as orientações metodológicas hora apresentadas é fruto de uma pesquisa realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Maranhão, Campus de Bacabal, durante os meses de agosto de 2019 a novembro de 2020. Assim, buscaremos trazer orientações, com base nos resultados da pesquisa, de trabalhar conteúdos da matemática a partir do uso da música, a fim de contribuir com mais uma alternativa metodológica para os educadores da área. Para tanto, utilizaremos a composição de paródias para integrar matemática e música. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | A MATEMÁTICA E A MÚSICA: o ensino e a aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródias | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons