A MATEMÁTICA E A MÚSICA: o ensino e a aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Adão José-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Raimundo Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T01:24:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T01:24:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - A MATEMÁTICA E A MÚSICA - o ensino e a aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródias [2021]pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703072-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é parte da Dissertação de Mestrado intitulada: "A MATEMÁTICA E A MÚSICA: o ensino e a aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródias" desenvolvida pelos autores como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica" do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus de São Luís - Monte Castelo. Com o objetivo de constituir em mais uma ferramenta orientadora para a elaboração e desenvolvimento das atividades de ensino aprendizagem de matemática, relativo a conteúdos do Ensino Médio, esta proposta metodológica busca trabalhar conteúdos da matemática a partir do uso da música. A mesma está organizada em três seções que tratam de aspectos relacionados à integração entre a matemática e a música, observando o contexto histórico, bem como a utilização da paródia como ferramenta facilitadora da aprendizagem matemática. Neste sentido, as orientações metodológicas hora apresentadas é fruto de uma pesquisa realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Maranhão, Campus de Bacabal, durante os meses de agosto de 2019 a novembro de 2020. Assim, buscaremos trazer orientações, com base nos resultados da pesquisa, de trabalhar conteúdos da matemática a partir do uso da música, a fim de contribuir com mais uma alternativa metodológica para os educadores da área. Para tanto, utilizaremos a composição de paródias para integrar matemática e música.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleA MATEMÁTICA E A MÚSICA: o ensino e a aprendizagem da Matemática no ensino médio integrado por meio de paródiaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas em EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons