Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Líssia Fernanda Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Alberico Francisco do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-25T01:00:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-25T01:00:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - ESTRATÉGIAS DE LEITURA - uma alternativa para a formação leitora no PROEJA [2021] | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703070 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é parte integrante da pesquisa de dissertação intitulada: A FORMAÇÃO LEITORA NO CURSO DE REDE DE COMPUTADORES DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A partir da realização de uma pesquisa junto aos professores e alunos do Curso de Rede de Computadores do Proeja do Instituto Federal do Maranhão - Campus São José de Ribamar, chegou-se ao presente material. Norteado pela concepção de leitura como prática social, o guia objetiva oferecer contribuições teórico-metodológicas que possam ser utilizadas na ação docente para subsidiar a formação leitora, na perspectiva do alcance de uma formação humana integral. A leitura é concebida aqui como o próprio processo interpretativo, entende-se que a compreensão está intrínseca ao ato de ler. Para tanto, buscou-se trazer os princípios e bases que norteiam o PROEJA, fornecer um panorama sobre as concepções de leitura que podem subsistir no universo escolar, destacando-se, prioritariamente, a leitura como prática social, bem como tratar de estratégias que podem favorecer o ensino da mesma, em vista de uma formação autônoma e crítica. Dessa forma, intenciona-se auxiliar, de maneira significativa, a prática dos professores no que se refere ao ensino de leitura para os jovens e adultos do Proeja, concebidos socialmente enquanto mão de obra, mas esquecidos, por vezes, enquanto sujeitos de direitos. Pretende-se, ainda, favorecer o crescimento de pesquisas na área da Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente do programa em questão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,29 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Leitores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS DE LEITURA: uma alternativa para a formação leitora no PROEJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Memórias em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons