ESTRATÉGIAS DE LEITURA: uma alternativa para a formação leitora no PROEJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Líssia Fernanda Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Alberico Francisco do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T01:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T01:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - ESTRATÉGIAS DE LEITURA - uma alternativa para a formação leitora no PROEJA [2021]pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703070-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é parte integrante da pesquisa de dissertação intitulada: A FORMAÇÃO LEITORA NO CURSO DE REDE DE COMPUTADORES DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A partir da realização de uma pesquisa junto aos professores e alunos do Curso de Rede de Computadores do Proeja do Instituto Federal do Maranhão - Campus São José de Ribamar, chegou-se ao presente material. Norteado pela concepção de leitura como prática social, o guia objetiva oferecer contribuições teórico-metodológicas que possam ser utilizadas na ação docente para subsidiar a formação leitora, na perspectiva do alcance de uma formação humana integral. A leitura é concebida aqui como o próprio processo interpretativo, entende-se que a compreensão está intrínseca ao ato de ler. Para tanto, buscou-se trazer os princípios e bases que norteiam o PROEJA, fornecer um panorama sobre as concepções de leitura que podem subsistir no universo escolar, destacando-se, prioritariamente, a leitura como prática social, bem como tratar de estratégias que podem favorecer o ensino da mesma, em vista de uma formação autônoma e crítica. Dessa forma, intenciona-se auxiliar, de maneira significativa, a prática dos professores no que se refere ao ensino de leitura para os jovens e adultos do Proeja, concebidos socialmente enquanto mão de obra, mas esquecidos, por vezes, enquanto sujeitos de direitos. Pretende-se, ainda, favorecer o crescimento de pesquisas na área da Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente do programa em questão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,29 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia de Leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS DE LEITURA: uma alternativa para a formação leitora no PROEJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMemórias em EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons