Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar, Alysson Duarte de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bolzan, Marcio de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T19:53:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T19:53:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequêncua didática de introdução a cinemática para alunos surdos e ouvintes em uma classe regular de ensino | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703066 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma sequência de dez aulas, para o ensino dos conceitos da Cinemática, mas, especificamente, espaço, tempo e velocidade para alunos surdos e ouvintes em uma mesma classe de primeiro ano do Ensino Médio. Por meio de experimentos construídos pelo autor, com sinais em Libras específicos sobre os conceitos da Física e exercícios, também, construídos pelo autor, os usuários da Língua Brasileira de Sinais tiveram uma melhor compreensão da disciplina. Como os usuários da referida língua necessitam de materiais concretos, os instrumentos utilizados foram réguas, paquímetros, trenas, ampulheta, relógio d’água de garrafas pet, cronômetro, barbante e giz para marcação. Este trabalho teve como prioridade a acomodação dos conceitos físicos por meio dos sinais das práticas experimentais e exercícios propostos. O referencial teórico que alicerçou este trabalho foi a Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel e suas estratégias e no contexto histórico-cultural de Vigotski para a acomodação dos conceitos propostos. Provocando o pensamento do aluno e suas concepções alternativas sobre o espaço, o tempo e velocidade newtoniana utilizando, assim, estes subsunçores como ponto de partida. Percebeu-se que a aprendizagem significativa gera indícios de construção do conhecimento, transformando em pertencimento no estudante e dando relevância a ele no processo ensino aprendizagem. Entender o contexto Histórico-Cultural o distinguirá da repetição, facilitará o contato e exemplos. A sequência foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio regular da rede pública do Espirito Santo, em uma escola da rede estadual de ensino no município de Marataízes, no primeiro semestre de 2018. Turma, esta, com 35 alunos. Sendo 34 ouvintes e 1 aluno surdo. O material da sequência contém uma apostila e nove aulas: uma teórica, uma prática e uma de aplicação do Peer Instruction para cada conceito sobre Espaço, Tempo e Velocidade. Foram utilizadas lousa, xerografia e demais espaços da unidade escolar. Verificou se os conhecimentos prévios dos sinais físicos para os conceitos propostos e, após o manuseio do material, ouve aprendizagem significativa, fomentando assim, a utilização da prática durante todo ano letivo e o melhor entendimento sobre a Ciência para todos. Detectou-se indícios de aprendizagem através das atividades propostas e realizadas pelos alunos, pelo comprometimento de todos em manter o ensino bilíngue durante todo o desenvolvimento dos demais conteúdo do primeiro ano do ensino médio. O que propomos aqui é que os alunos possam ter acesso a um material que lhes dê base e conhecimento conceitual anterior, para que já possuam agregado, aos seus subsunçores, o sentido investigativo de se compreender seu espaço e formas de relacionar ciências com Libras. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,07 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Bilíngue | - |
Título: dc.title | Uma sequêncua didática de introdução a cinemática para alunos surdos e ouvintes em uma classe regular de ensino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons