Uma proposta de ensino híbrido para o nono ano ao ensino fundamental inserindo a Astronomia e contextualizando o ensino de mecânica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorLeles, Alice Viviane-
Autor(es): dc.contributor.authorEvangelista,Robson Leone-
Autor(es): dc.contributor.authorBuffon,Luiz Otávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T19:11:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T19:11:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de ensino híbrido para o nono ano ao ensino fundamental inserindo a Astronomia e contextualizando o ensino de mecânica-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703063-
Resumo: dc.description.abstractNa disciplina de Ciências do ensino fundamental II, os alunos, muitas vezes, têm dificuldades e pouca motivação no estudo da Física, e esse primeiro contato assume uma grande importância, pois pode influenciar no desempenho futuro deles nesta disciplina. Nessa dissertação, propomos desenvolver o ensino de Física de maneira contextualizada, através da inserção de tópicos da Astronomia para abordar o conteúdo de Mecânica e tentar despertar a motivação, o engajamento e o protagonismo dos alunos. A proposta foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, enquanto que as atividades realizadas foram norteadas na perspectiva de uma metodologia ativa, com o uso do ensino híbrido com uma Rotação por Estação de Trabalho (RET), e valorizando a construção do conhecimento de forma autônoma e participativa por parte do aluno. Dentro dessa linha foram desenvolvidos dois módulos, sendo o primeiro relacionado à Cinemática e o segundo à Dinâmica, mais especificamente, às Leis de Newton, ambos contexualizados através da Astronomia. O primeiro módulo foi aplicado presencialmente no nono ano do ensino fundamental numa escola pública municipal de Vila Velha/ES, e as atividades envolveram simulações computacionais, experimentos, vídeos, leitura de texto sobre história da Física, modelos de Universo – Geocêntrico e Heliocêntrico, e um jogo envolvendo os planetas rochosos. O segundo módulo, também planejado para ser aplicado presencialmente, foi adaptado e aplicado de modo online, devido ao fechamento das escolas provocado pela Pandemia de Covid-19. Na aplicação desse segundo módulo, realizada numa escola da rede municipal do município de Vitória/ES, procurou-se mesclar atividades remotas síncronas (encontros virtuais) com atividades assíncronas (atividades para os alunos), buscando a interação com os alunos através de sugestão de experimentos, leituras de textos, aplicativos de celular e tutoriais de apoio, vídeos sobre as Leis de Newton, dentre outros. Com a análise de resultados, foi possível perceber uma boa participação e receptividade e interesse dos alunos à proposta, além de indícios de aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos.-
Tamanho: dc.format.extent6,81 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Título: dc.titleUma proposta de ensino híbrido para o nono ano ao ensino fundamental inserindo a Astronomia e contextualizando o ensino de mecânica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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