Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leles, Alice Viviane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Evangelista,Robson Leone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Buffon,Luiz Otávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T19:11:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T19:11:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de ensino híbrido para o nono ano ao ensino fundamental inserindo a Astronomia e contextualizando o ensino de mecânica | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703063 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na disciplina de Ciências do ensino fundamental II, os alunos, muitas vezes, têm dificuldades e pouca motivação no estudo da Física, e esse primeiro contato assume uma grande importância, pois pode influenciar no desempenho futuro deles nesta disciplina. Nessa dissertação, propomos desenvolver o ensino de Física de maneira contextualizada, através da inserção de tópicos da Astronomia para abordar o conteúdo de Mecânica e tentar despertar a motivação, o engajamento e o protagonismo dos alunos. A proposta foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, enquanto que as atividades realizadas foram norteadas na perspectiva de uma metodologia ativa, com o uso do ensino híbrido com uma Rotação por Estação de Trabalho (RET), e valorizando a construção do conhecimento de forma autônoma e participativa por parte do aluno. Dentro dessa linha foram desenvolvidos dois módulos, sendo o primeiro relacionado à Cinemática e o segundo à Dinâmica, mais especificamente, às Leis de Newton, ambos contexualizados através da Astronomia. O primeiro módulo foi aplicado presencialmente no nono ano do ensino fundamental numa escola pública municipal de Vila Velha/ES, e as atividades envolveram simulações computacionais, experimentos, vídeos, leitura de texto sobre história da Física, modelos de Universo – Geocêntrico e Heliocêntrico, e um jogo envolvendo os planetas rochosos. O segundo módulo, também planejado para ser aplicado presencialmente, foi adaptado e aplicado de modo online, devido ao fechamento das escolas provocado pela Pandemia de Covid-19. Na aplicação desse segundo módulo, realizada numa escola da rede municipal do município de Vitória/ES, procurou-se mesclar atividades remotas síncronas (encontros virtuais) com atividades assíncronas (atividades para os alunos), buscando a interação com os alunos através de sugestão de experimentos, leituras de textos, aplicativos de celular e tutoriais de apoio, vídeos sobre as Leis de Newton, dentre outros. Com a análise de resultados, foi possível perceber uma boa participação e receptividade e interesse dos alunos à proposta, além de indícios de aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6,81 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Título: dc.title | Uma proposta de ensino híbrido para o nono ano ao ensino fundamental inserindo a Astronomia e contextualizando o ensino de mecânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons