Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Conceição, Carla Francisca Souza da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brozeguini, Jardel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T17:42:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T17:42:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino Híbrido como estratégia de ensino de conceitos de Óptica e Astronomia no Ensino Fundamental II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703058 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático de Física é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante os anos de 2018 a 2020 no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cariacica. O estudo é baseado em uma Sequência Didática que abordou o conteúdo de óptica geométrica e foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EEEFM José Vitor Filho localizada no município de Cariacica/ES. Ele é destinado ao professor da Educação Básica com o objetivo de auxiliá-lo na aplicação de metodologias e atividades híbridas em seu cotidiano de trabalho. Entre as atividades que podemos destacar na intervenção pedagógica temos a utilização de metodologias como a inversão da sala de aula, o ensino sob medida, a rotação por estações e a instrução pelos colegas, mesclando ambientes escolares virtuais e físicos. Todas as tarefas de leitura, questionários, roteiros e experimentos usados na intervenção estão inseridas nesse guia. Além disso, este guia também apresenta uma breve revisão da literatura para que o referencial teórico não se torne um obstáculo ao trabalho do professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 33 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino Híbrido como estratégia de ensino de conceitos de Óptica e Astronomia no Ensino Fundamental II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino Híbrido.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703058/2/Ensino Híbrido.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons