O Ensino Híbrido como estratégia de ensino de conceitos de Óptica e Astronomia no Ensino Fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorConceição, Carla Francisca Souza da-
Autor(es): dc.contributor.authorBrozeguini, Jardel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T17:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T17:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino Híbrido como estratégia de ensino de conceitos de Óptica e Astronomia no Ensino Fundamental IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703058-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático de Física é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante os anos de 2018 a 2020 no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cariacica. O estudo é baseado em uma Sequência Didática que abordou o conteúdo de óptica geométrica e foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EEEFM José Vitor Filho localizada no município de Cariacica/ES. Ele é destinado ao professor da Educação Básica com o objetivo de auxiliá-lo na aplicação de metodologias e atividades híbridas em seu cotidiano de trabalho. Entre as atividades que podemos destacar na intervenção pedagógica temos a utilização de metodologias como a inversão da sala de aula, o ensino sob medida, a rotação por estações e a instrução pelos colegas, mesclando ambientes escolares virtuais e físicos. Todas as tarefas de leitura, questionários, roteiros e experimentos usados na intervenção estão inseridas nesse guia. Além disso, este guia também apresenta uma breve revisão da literatura para que o referencial teórico não se torne um obstáculo ao trabalho do professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent33 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÓpticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAstronomiapt_BR
Título: dc.titleO Ensino Híbrido como estratégia de ensino de conceitos de Óptica e Astronomia no Ensino Fundamental IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons