Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Wolney Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Marco Antônio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T11:29:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T11:29:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | O_caminho_da_escola_-_PE_Wolney.mp4 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703017 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional aqui apresentado é um documentário curta-metragem e está vinculado à pesquisa Práticas Educativas da Escola Família Agrícola de Goiás: Pedagogia da Alternância e formação integral do estudante. A proposta deste trabalho coadunou com os objetivos da pesquisa, que pretenderam entender o aprendizado em tempos e espaços alternados na visão de quem vive a Pedagogia da Alternância, contextualizando-a com a luta dos povos do campo, sua busca por dignidade e manutenção da identidade, cultura e saberes populares. O documentário se utilizou dos registros das entrevistas gravadas realizadas durante a fase de pesquisa de campo na Escola Família Agrícola de Goiás, de agosto a outubro de 2021 e apresentou a visão dos sujeitos que compuseram a pesquisa de campo em relação aos aspectos e vivências que envolvem o universo e a realidade da Família Agrícola. A metodologia utilizada partiu da pesquisa de campo, onde a observação livre e a coleta de dados durante as entrevistas possibilitaram a constituição deste material audiovisual. Na pesquisa, três problemas foram considerados desafios para a continuidade da escola: a diminuição significativa do número de estudantes advindos das unidades familiares do campo; a rotatividade e a ausência de formação docente, especialmente, sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância; e a ausência de engajamento dos pais com a escola. Sendo assim, o documentário buscou possibilitar a esperança em manter viva a história, as lutas e a memória da Efago em seu contexto educacional na Cidade de Goiás. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 346 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Memórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Efago | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | O caminho da escola: as pedras que constroem histórias | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O_caminho_da_escola_-_PE_Wolney.mp4 | Produto Educacional em formato de vídeo relacionado ao projeto "O caminho da escola: as pedras que constroem histórias", parte da pesquisa sobre "Práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás: pedagogia da alternância e formação integral do estudante" (dissertação do Mestrado ProfEPT). | 354,31 MB | MP4 | /bitstream/capes/703017/2/O_caminho_da_escola_-_PE_Wolney.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons