Arquivo: O_caminho_da_escola_-_PE_Wolney.mp4

O caminho da escola: as pedras que constroem histórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Cerespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Wolney Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Marco Antônio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T11:29:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T11:29:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
identificador: dc.identifier.otherO_caminho_da_escola_-_PE_Wolney.mp4pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703017-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional aqui apresentado é um documentário curta-metragem e está vinculado à pesquisa Práticas Educativas da Escola Família Agrícola de Goiás: Pedagogia da Alternância e formação integral do estudante. A proposta deste trabalho coadunou com os objetivos da pesquisa, que pretenderam entender o aprendizado em tempos e espaços alternados na visão de quem vive a Pedagogia da Alternância, contextualizando-a com a luta dos povos do campo, sua busca por dignidade e manutenção da identidade, cultura e saberes populares. O documentário se utilizou dos registros das entrevistas gravadas realizadas durante a fase de pesquisa de campo na Escola Família Agrícola de Goiás, de agosto a outubro de 2021 e apresentou a visão dos sujeitos que compuseram a pesquisa de campo em relação aos aspectos e vivências que envolvem o universo e a realidade da Família Agrícola. A metodologia utilizada partiu da pesquisa de campo, onde a observação livre e a coleta de dados durante as entrevistas possibilitaram a constituição deste material audiovisual. Na pesquisa, três problemas foram considerados desafios para a continuidade da escola: a diminuição significativa do número de estudantes advindos das unidades familiares do campo; a rotatividade e a ausência de formação docente, especialmente, sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância; e a ausência de engajamento dos pais com a escola. Sendo assim, o documentário buscou possibilitar a esperança em manter viva a história, as lutas e a memória da Efago em seu contexto educacional na Cidade de Goiás.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent346 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMemóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEfagopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleO caminho da escola: as pedras que constroem históriaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados:
O_caminho_da_escola_-_PE_Wolney.mp4Produto Educacional em formato de vídeo relacionado ao projeto "O caminho da escola: as pedras que constroem histórias", parte da pesquisa sobre "Práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás: pedagogia da alternância e formação integral do estudante" (dissertação do Mestrado ProfEPT).354,31 MBMP4/bitstream/capes/703017/2/O_caminho_da_escola_-_PE_Wolney.mp4Download

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons