O samba na escola: narrativas de rupturas e permanências nos sambas-enredo no centenário da abolição

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Claudio Manoel Carneiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-23T23:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-23T23:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO samba na escola: narrativas de rupturas e permanências nos sambasenredo no centenário da aboliçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702971-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho começa tratando do que é samba e seus significados. Depois desse entendimento, foram analisadas as narrativas de surgimento do samba-enredo, havendo uma vasta discussão sobre o tema. Em seguida, foi analisado o surgimento das primeiras escolas de samba e os primeiros desfiles dessas agremiações. O tópico seguinte investigou as associações de escolas de samba, como elas contribuíram para o crescimento dos desfiles das agremiações. Também foram analisadas questões políticas por trás de algumas associações carnavalescas, atualmente chamadas de ligas. No segundo capítulo foram analisados vinte seis sambas-enredo dos grupos 1 e 2 do carnaval carioca do período de 1968-1978. As investigações foram sobre as narrativas que tratassem de questões relacionadas a afro brasilidade dividindo a análise em seis eixos temáticos: Navio negreiro (com subdivisões em quinquilharias e chegada à Bahia), Trabalho escravo e resistência, Sentimentos, Democracia racial, Abolição e Cultura afro-brasileira (subdividido em capoeira e candomblé). No capítulo seguinte foram feitas análises comparativas em relação às narrativas de rupturas e permanências nos sambas-enredo do centenário da abolição das escolas de samba dos grupos 1 e 2 do carnaval carioca, em relação as obras investigadas no capítulo anterior. Esse capítulo foi dividido em dois eixos: as rupturas e as permanências nas narrativas dos sambas-enredo. O primeiro eixo foi dividido em cinco sub-eixos, que são: Zumbi dos Palmares influenciando a abolição, Nomes de mulheres negras, Países africanos, A questão socioeconômica do negro no Brasil nos cem anos da abolição e Jongo. O segundo eixo foi dividido em três sub-eixos, que são: Democracia racial, Ôôô e A Princesa e a Lei Áurea. No quarto capítulo será apresentado o trabalho que foi realizado com sambas-enredo com alunos e alunas do 9º ano da EJA da Escola Municipal Jardim Gláucia – Belford Roxo (RJ). Nas considerações finais, será abordado o atual momento das escolas de samba do Rio de Janeiro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.171 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSamba-enredopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfro-brasileiropt_BR
Título: dc.titleO samba na escola: narrativas de rupturas e permanências nos sambas-enredo no centenário da aboliçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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