Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Claudio Manoel Carneiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-23T23:47:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-23T23:47:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O samba na escola: narrativas de rupturas e permanências nos sambasenredo no centenário da abolição | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702971 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho começa tratando do que é samba e seus significados. Depois desse entendimento, foram analisadas as narrativas de surgimento do samba-enredo, havendo uma vasta discussão sobre o tema. Em seguida, foi analisado o surgimento das primeiras escolas de samba e os primeiros desfiles dessas agremiações. O tópico seguinte investigou as associações de escolas de samba, como elas contribuíram para o crescimento dos desfiles das agremiações. Também foram analisadas questões políticas por trás de algumas associações carnavalescas, atualmente chamadas de ligas. No segundo capítulo foram analisados vinte seis sambas-enredo dos grupos 1 e 2 do carnaval carioca do período de 1968-1978. As investigações foram sobre as narrativas que tratassem de questões relacionadas a afro brasilidade dividindo a análise em seis eixos temáticos: Navio negreiro (com subdivisões em quinquilharias e chegada à Bahia), Trabalho escravo e resistência, Sentimentos, Democracia racial, Abolição e Cultura afro-brasileira (subdividido em capoeira e candomblé). No capítulo seguinte foram feitas análises comparativas em relação às narrativas de rupturas e permanências nos sambas-enredo do centenário da abolição das escolas de samba dos grupos 1 e 2 do carnaval carioca, em relação as obras investigadas no capítulo anterior. Esse capítulo foi dividido em dois eixos: as rupturas e as permanências nas narrativas dos sambas-enredo. O primeiro eixo foi dividido em cinco sub-eixos, que são: Zumbi dos Palmares influenciando a abolição, Nomes de mulheres negras, Países africanos, A questão socioeconômica do negro no Brasil nos cem anos da abolição e Jongo. O segundo eixo foi dividido em três sub-eixos, que são: Democracia racial, Ôôô e A Princesa e a Lei Áurea. No quarto capítulo será apresentado o trabalho que foi realizado com sambas-enredo com alunos e alunas do 9º ano da EJA da Escola Municipal Jardim Gláucia – Belford Roxo (RJ). Nas considerações finais, será abordado o atual momento das escolas de samba do Rio de Janeiro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.171 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Samba-enredo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-brasileiro | pt_BR |
Título: dc.title | O samba na escola: narrativas de rupturas e permanências nos sambas-enredo no centenário da abolição | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CLAUDIO MANOEL CARNEIRO DE SOUZA - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702971/2/CLAUDIO MANOEL CARNEIRO DE SOUZA - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons