Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Lúcio Mauro Lira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-23T19:16:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-23T19:16:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Intervenção Pedagógica Lúcio de Lima/ Fundaj | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702966 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso, do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, modalidade intervenção pedagógica, intitulado “A temática história e cultura afro-brasileira no ensino de Sociologia: intervenção pedagógica em duas escolas do interior de Pernambuco”, teve por objetivo realizar intervenção didático-pedagógica em duas escolas estaduais, uma Regular, outra de Referência em Ensino Médio, localizadas no município de Gameleira, Zona da Mata Meridional de Pernambuco (Mata Sul) visando implementar o ensino de conteúdos da temática história e cultura afro-brasileira no componente curricular de Sociologia. Para atingir o objetivo, elaborou-se uma sequência didática, na forma de planos de aulas, em torno do eixo temático “Sociologia do negro brasileiro: aspectos históricos e sócio-culturais”. Pretendia-se fornecer ferramentas aos professores de Sociologia para o ensino de conteúdos da temática em análise e verificar a viabilidade da utilização de sequências didáticas como caminho para implementar na sala de aula o ensino da temática história e cultura afro-brasileira no componente curricular de Sociologia. O projeto de intervenção fundamentou-se nos pressupostos teóricos de uma educação antirracista e multicultural e na metodologia da pesquisa-ação. Infelizmente, em face dos obstáculos e negativas das escolas campo da pesquisa e do contexto de pandemia de coronavírus, a sequência didática não pôde ser testada e as ações planejadas não puderam ser concretizadas em sua plenitude, frustrando-se a intervenção pedagógica, optando-se por seguir as orientações da Coordenação Nacional e do Colegiado do curso sobre os projetos de intervenção. Ao final do trabalho, em relação ao ensino de Sociologia e a guisa de conclusão foram efetuadas algumas considerações a respeito das escolas e do cenário encontrado. Espera-se que o trabalho possa contribuir de alguma forma para o ensino de Sociologia e para a linha de pesquisa “práticas de ensino e conteúdos curriculares” do programa de mestrado supracitado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1963 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Temática história e cultura afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Componente curricular de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista e multicultural | pt_BR |
Título: dc.title | A Temática Cultural e História Afro-Brasileira no Ensino de Sociologia: Intervenção Pedagógica em duas escolas do interior de Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons