A Temática Cultural e História Afro-Brasileira no Ensino de Sociologia: Intervenção Pedagógica em duas escolas do interior de Pernambuco

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco (Fundaj)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Lúcio Mauro Lira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-23T19:16:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-23T19:16:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-26-
identificador: dc.identifier.otherIntervenção Pedagógica Lúcio de Lima/ Fundajpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702966-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso, do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, modalidade intervenção pedagógica, intitulado “A temática história e cultura afro-brasileira no ensino de Sociologia: intervenção pedagógica em duas escolas do interior de Pernambuco”, teve por objetivo realizar intervenção didático-pedagógica em duas escolas estaduais, uma Regular, outra de Referência em Ensino Médio, localizadas no município de Gameleira, Zona da Mata Meridional de Pernambuco (Mata Sul) visando implementar o ensino de conteúdos da temática história e cultura afro-brasileira no componente curricular de Sociologia. Para atingir o objetivo, elaborou-se uma sequência didática, na forma de planos de aulas, em torno do eixo temático “Sociologia do negro brasileiro: aspectos históricos e sócio-culturais”. Pretendia-se fornecer ferramentas aos professores de Sociologia para o ensino de conteúdos da temática em análise e verificar a viabilidade da utilização de sequências didáticas como caminho para implementar na sala de aula o ensino da temática história e cultura afro-brasileira no componente curricular de Sociologia. O projeto de intervenção fundamentou-se nos pressupostos teóricos de uma educação antirracista e multicultural e na metodologia da pesquisa-ação. Infelizmente, em face dos obstáculos e negativas das escolas campo da pesquisa e do contexto de pandemia de coronavírus, a sequência didática não pôde ser testada e as ações planejadas não puderam ser concretizadas em sua plenitude, frustrando-se a intervenção pedagógica, optando-se por seguir as orientações da Coordenação Nacional e do Colegiado do curso sobre os projetos de intervenção. Ao final do trabalho, em relação ao ensino de Sociologia e a guisa de conclusão foram efetuadas algumas considerações a respeito das escolas e do cenário encontrado. Espera-se que o trabalho possa contribuir de alguma forma para o ensino de Sociologia e para a linha de pesquisa “práticas de ensino e conteúdos curriculares” do programa de mestrado supracitado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1963 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTemática história e cultura afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComponente curricular de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista e multiculturalpt_BR
Título: dc.titleA Temática Cultural e História Afro-Brasileira no Ensino de Sociologia: Intervenção Pedagógica em duas escolas do interior de Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio)pt_BR
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